MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

28/05/2020   28/05/2020 16h36m   | A+ A- |   996 visualizações

Gestão da UFSM descarta retorno das aulas em junho

Nota divulgada fala em “cenário complexo” e manutenção de atividades remotas

Prédio da reitoria da UFSM
Prédio da reitoria da UFSM

A Administração Central da UFSM divulgou nota na tarde desta quinta, 28, em que descarta retorno das atividades acadêmicas presenciais antes do final do mês de junho. A  nota publicada tem como título: “UFSM reitera manutenção das atividades remotas e estuda cenários para retomada futura das atividades presenciais”. Na parte final da publicação está o ponto mais esclarecedor, no qual a reitoria explica: “reiteramos que as atividades acadêmicas seguem de forma remota, conforme estabelecido pelas portarias do Gabinete do Reitor e normativas de cada Pró-reitoria e que, no momento, não há elementos que indiquem retorno (presencialidade) antes do final do mês de junho, apesar dos estudos em andamento”.

O embasamento de tal determinação dos gestores da UFSM está na consideração da existência de um cenário complexo da pandemia de Covid-19 bem como na implantação, pelo governo do estado, de um Distanciamento Controlado na Educação. A proposição do governador Eduardo Leite, no entanto, prevê, conforme a Administração da UFSM, “além de protocolos gerais e específicos para a retomada das atividades de ensino no Rio Grande do Sul, a possibilidade (para as Universidades) de retorno de atividades práticas de final de cursos, estágios e trabalhos de pesquisa em 15 de junho”.

A UFSM, segundo diz a nota, está analisando constantemente os impactos relativos ao possível retorno às atividades presenciais. E, para isso, tem levado em conta os seguintes aspectos:

1 – o grande número de servidores (as) e estudantes vinculados à UFSM que circulam diariamente no campus e seus impactos nas estratégias sanitárias, sociais e econômicas;

2 – as territorialidades distintas em relação aos discentes, oriundos de diversos estados da federação;

3- o planejamento, em fase inicial, para avaliar os cenários de possível retorno futuro envolvendo diversos setores;

4 – o cenário nacional e mundial onde o Brasil encontra-se como novo epicentro da Pandemia.

Portanto, são esses os fatores, segundo os gestores da universidade, que são usados como referência para projetar cenários e cronogramas para a retomada das atividades presenciais na instituição. Confira aqui a íntegra da nota.
 

Fonte: Portal da UFSM

Imagem:Arquivo

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Fotos da Notícia

Prédio da reitoria da UFSM

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041