Dia Mundial da Saúde tem ações simbólicas em defesa da vida e do SUS SVG: calendario Publicada em 07/04/21 10h14m
SVG: atualizacao Atualizada em 07/04/21 10h28m
SVG: views 387 Visualizações

Manifestações são organizadas pela Frente Nacional contra a privatização da saúde

Alt da imagem

No Dia Mundial da Saúde (7 de abril) estão previstas diversas ações simbólicas para marcar a data, que coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. As atividades integram a jornada de luta em defesa da vida e do SUS e de luto pelas vidas perdidas na pandemia, organizada pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS).

A FNCPS lançou também um manifesto no qual denuncia que “o Brasil, país que tem o Sistema Único de Saúde (SUS) como referência para o mundo, hoje é o epicentro mundial da pandemia de Covid-19”. O documento aponta uma série de medidas emergenciais para  combater a pandemia, entre elas, acelerar a vacinação pelo SUS e para todas as pessoas, o lockdown em todo país, com auxílio emergencial efetivo, mais financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e que a Câmara dos Deputados dê andamento aos pedidos de impeachment contra o Presidente da República. “É necessário parar suas ações e apurar, com rapidez, seus crimes contra a população brasileira”, afirma o manifesto. Leia aqui.

Ações simbólicas

Já são ao menos trinta e duas ações simultâneas, previstas para ocorrer em diversos estados do país. Confira aqui o mapa: http://bit.ly/passoapasso7abril

Também está previsto um ato simbólico do Conselho Nacional de Saúde na Praça dos três Poderes, em Brasília (DF), às 16 horas. Atividades nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Belo Horizonte (MG), às 12 horas. Em Florianópolis (SC), os atos ocorrem na Casa da Agronômica (9h) e no Largo da Catedral (12h).

Já em São Paulo, estão programadas ações no MASP, na UPA do Hospital de Campo Limpo, Catedral da Sé, nos hospitais das Clínicas, Vila Alpina, Itaim, Grajaú, M. Boi Mirim, UPA Pirituba, João XXIII, HSPM, de Sapopemba, Vila Prudente e no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro Saboya e na UBS Vila Zat. No Rio de Janeiro, ocorrem atos no Hospital da Lagoa (10h) e no Hospital do Andaraí (13h) e em Porto Alegre, em frente à Prefeitura (9h30).

Confira abaixo outras ações da jornada já agendadas:

8 de abril
Brasília/DF: Entrega da Carta Aberta ao Povo Brasileiro da Frente Pela Vida e do Conselho Nacional de Saúde ao STF (frentepelavida.org.br ).

9 de abril
Florianópolis/SC: Ato com velas às 18h30 no Largo da Catedral

São Paulo: Ato em defesa do SUS e da vida e em solidariedade aos profissionais de saúde em frente ao Instituto Butantã

Rio de Janeiro: Ato em defesa do SUS e da vida e em solidariedade aos profissionais de saúde em frente a Fundação Osvaldo Cruz

11 de abril
Vitória/ES: Circulação de carros de som pela cidade em defesa do SUS, da vacina, do auxílio emergencial e do Fora Bolsonaro.

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias