MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

14/05/2021   14/05/2021 17h10m   | A+ A- |   400 visualizações

Entidades da UFSM fazem plenária unificada na próxima quarta, 19

Situação orçamentária da universidade, ensino remoto e Reforma Administrativa estão entre as pautas

Plenária integra programação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública
Plenária integra programação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública

Na próxima quarta-feira, 19 de maio, as entidades representativas de estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM realizarão uma plenária unificada virtual. Com início às 15h, a plenária ocorrerá pela plataforma Zoom e, quem quiser participar – recebendo, assim, o link da sala – deve se inscrever neste formulário: https://forms.gle/VFYXvajGGf79x3du7. A atividade integra o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública.

Três eixos centrais estarão em discussão: a situação orçamentária das universidades; o ensino e o trabalho remotos e a Reforma Administrativa.

Quanto ao orçamento, após pressão de dirigentes e sindicatos, o governo liberou uma parte da verba prevista para 2021 e que estava retida pela União. Tal liberação ocorreu depois que foram publicadas notícias a respeito das dificuldades orçamentárias vividas pelas universidades. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, afirmou em coletiva na última quarta, 12, que teria de encerrar as atividades neste mês de julho devido à inanição orçamentária. Mesmo a liberação de aproximadamente R$ 2,5 bilhões anunciada nesta quinta, 13, é insuficiente para garantir o funcionamento das universidades federais até o final do ano.

A situação de extrema dificuldade visualizada agora é decorrente do corte de R$ 1 bilhão promovido pelo governo federal no orçamento discricionário das universidades em 2021. Isso levou a que a verba destinada para o ensino superior este ano fosse 18,2% menor que a de 2020, sem a correção da inflação.

Já a Reforma Administrativa, outra das pautas da plenária, está em tramitação na Câmara dos Deputados, sob a forma da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20. Por representar um grave ataque ao serviço público e a seus trabalhadores e trabalhadoras – retirando o direito à estabilidade para cerca de 90% dos(as) servidores(as)  -, a proposta vem sendo duramente combatida pelos movimentos sindical e estudantil.

No que tange ao ensino e ao trabalho remotos, cabe destacar que a UFSM adota, desde março de 2020, quando foi suspensa a presencialidade, o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), objeto de diversas críticas por parte de docentes e estudantes, que problematizam, dentre outros aspectos, as desigualdades de acesso às ferramentas de informação e comunicação, e a falta de debate com a comunidade acadêmica para implementação do modelo.

Desta forma, os assuntos a serem discutidos na plenária já vêm sendo trabalhados pelas entidades representativas dos três segmentos da UFSM. Na próxima quarta, contudo, será momento de coletivizar as análises e elaborar um plano conjunto de enfrentamento ao desmonte das universidades e dos serviços públicos.

ANOTE NA AGENDA!

O quê? Plenária Unificada das Entidades da UFSM

Quando? 19/05 (quarta-feira)

Horário? 15h

Pautas?

- Orçamento para as Universidades Federais

- Ensino e Trabalho Remoto 

- Reforma Administrativa 

Inscrições prévias? https://forms.gle/VFYXvajGGf79x3du7

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Sedufsm e ATENS

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Plenária integra programação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041