MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

16/07/2021   16/07/2021 17h00m   | A+ A- |   307 visualizações

Dica cultural: professor resgata obra de Alexander von Humboldt

Cesar De David resume livro que destaca importância do trabalho do geógrafo e naturalista alemão

O geógrafo e naturalista alemão, Alexander von Humboldt
O geógrafo e naturalista alemão, Alexander von Humboldt

Sextou na quarentena! A dica cultural desta sexta, 16, se refere ao livro que resgata a importância da obra de Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt, o barão de Humboldt, mais conhecido como Alexander von Humboldt. Diz a Wikipedia que Humboldt foi um geógrafo, naturalista e explorador nascido na Prússia, atual Alemanha. Para o geógrafo e professor da UFSM, Cesar De David, o naturalista é mais que isso: a obra de Humboldt possivelmente esteja por trás da sua opção profissional. É esse um dos motivos pelos quais, em sua dica, o docente da UFSM sugere a leitura de ‘A invenção da natureza – A vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt’. O livro, publicado em 2016, tem a assinatura da historiadora e escritora teuto-britânica, Andrea Wulf. A publicação varia de preço, dependendo da editora. Os valores de 65 reais a 80 reais, em média. Boa dica!

“Ainda na adolescência, por meio de um documentário que passou na televisão, conheci Humboldt, um viajante que percorreu mares e terras em busca de conhecimento sobre fauna, flora, minerais, gentes, elementos, fenômenos, objetos e os mecanismos responsáveis pela sua organização e articulação. Sua vida e trabalho me encantou definitivamente e, talvez por isso, tenha sido um dos responsáveis pela minha escolha pela Geografia. Agora, mais recentemente, numa viagem de retorno a Santa Maria, no aeroporto de São Paulo, me deparo com uma obra dedicada às aventuras desse grande viajante. Novamente fui conquistado pela curiosidade em acompanhar suas aventuras, que Andrea Wulf tão bem descreve em sua obra ‘A invenção da natureza – A vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt’. 

A obra está organizada em cinco partes, todas articuladas em torno da ideia – esse conceito-chave da Filosofia, cujo significado (um deles) remete à noção de unidade observável na multiplicidade. Nada qualifica melhor o biografado do que essa ideia. Foi único em seu tempo, sábio ainda jovem, incansável em seu trabalho de pensar o mundo para além dos limites de sua visão e de seu próprio conhecimento. A ciência moderna que ajudou a fundar, posteriormente o classificou de naturalista, seu legado, no entanto, estende-se muito além das fronteiras construídas para cercar o saber e os homens.

O verdadeiro descobridor das Américas, para os povos latino-americanos, foi precursor da ecologia e do ativismo político, denunciando a escravidão e a exploração do trabalhador que encontrou pelo caminho e, por essas razões, foi impedido de percorrer o Brasil. Nesse momento que o país atravessa, de desvalorização da ciência e dos cientistas, de cerceamento ao pensamento e às ideias, cumpre que alcancemos as intenções da autora ao escrever esse livro “redescobrir Humboldt e devolvê-lo ao seu lugar de direito no panteão da natureza e da ciência”.”

Livro: WULF, Andrea. A invenção da natureza: A vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt. São Paulo: Editora Planeta, 2016.


Cesar De David

Professor do departamento de Geociências da UFSM.

 

Imagem: Nossa ciência
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Fotos da Notícia

O geógrafo e naturalista alemão, Alexander von Humboldt A invenção na natureza, livro sobre Humboldt Professor Cesar De David

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041