MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

23/07/2021   23/07/2021 17h02m   | A+ A- |   246 visualizações

Dica cultural: jornalista lembra 10 anos sem Amy Winehouse

Rejane Miranda fala do sucesso meteórico e do fim trágico da cantora inglesa, com apenas 27 anos

Amy foi a primeira artista britânica a ganhar cinco prêmios Grammy em uma mesma cerimônia
Amy foi a primeira artista britânica a ganhar cinco prêmios Grammy em uma mesma cerimônia

Sextou na quarentena! Nesta sexta, 23 de julho, a dica cultural vem da jornalista, integrante da equipe da rádio da UFSM (UniFM), Rejane Miranda. Ela escreve com a autoridade de quem, em 2007, apresentou para muitos em nível local, a jovem revelação no mundo da música, a inglesa Amy Winehouse, e que pouco tempo depois se tornaria uma celebridade. Neste final de semana (confira mais informações ao final desta matéria), alguns veículos de comunicação, entre eles, o canal de cultura musical da Globo, o Bis, exibem reportagens, documentários, shows, que rememoram a curta, mas intensa carreira da multi-instrumentista, conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e por sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo soul, jazz, R&B e ritmos caribenhos, como o ska. Boa leitura e boa audição!

“Em 2007, Amy Winehouse ganhava 6 prêmios Grammy pelo segundo disco de estúdio: o álbum ‘Back to black’, lançado um ano antes. Esse álbum era só o que tocava na minha playlist e na de milhões de pessoas que se apaixonaram pela voz dessa eleita pelas deusas. Sobre esse álbum, eu escrevi na época, para o jornal da Sedufsm, e sugeri que se conhecesse sobre a intensidade dessa artista, que nos deixou em 23 de julho de 2011.

São dez anos sem Amy Winehouse, que esteve rapidamente no Brasil, para 5 shows, em janeiro do ano em que foi encontrada morta na sua casa, no norte de Londres. Tinha 27 anos e estava numa caminhada para se livrar das drogas e do álcool. No bairro em que morou, na capital londrina, o boêmio ‘Camdem Town’, ganhou uma estátua de bronze em tamanho natural, feita pelo escultor Scott Eaton.


Amy foi retratada com seu vestido curto e seu penteado de colmeia enfeitado com uma rosa vermelha. A escultura foi a forma de reverenciar a cantora e virou ponto de peregrinação dos fãs que devem se reunir no monumento. É difícil não imaginar como ela estaria em 2021, aos 37 anos. Que músicas estaria cantando, que shows estaria fazendo, que dores e amores traduziria em suas músicas?

O certo é que o público não esqueceu de Amy. Neste final de semana, o canal Bis (*) dedica várias horas da programação à cantora. Material inédito também deram forma a dois documentários sobre ela e a família que pedem para que Amy seja lembrada pelo talento e generosidade. Cá entre nós: nem precisa pedir!”.

*Entre sexta, dia 23, até domingo, 25 de julho, sempre às 22h, o canal Bis (tv a cabo) exibe programa especial sobre Amy Winehouse.



Rejane Miranda

Jornalista

Produz e apresenta o programa Fazendo Arte, na UniFM 107.9, emissora pública da UFSM.

Imagens: Facebook e Youtube

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

Fotos da Notícia

Amy foi a primeira artista britânica a ganhar cinco prêmios Grammy em uma mesma cerimônia O álbum de maior sucesso da cantora: Back to black Rejane Miranda, jornalista de cultura que atua na rádio da UFSM

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041