‘Universidade e Sociedade’ que homenageia Paulo Freire é apresentada em Belém SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/09/21 15h51m
SVG: views 580 Visualizações

Edição nº 66 da revista do ANDES-SN foi lançada pela primeira vez em evento público presencial

Alt da imagem
Lançamento da revista ocorreu dia 9 de setembro, na Câmara de Vereadores de Belém (PA)

A Regional Norte 2 do ANDES-SN lançou, pela primeira vez, em um evento público e presencial, a edição nº 66 da revista "Universidade e Sociedade". O volume traz artigos com reflexões sobre o legado de Paulo Freire para a educação brasileira. O lançamento aconteceu na tarde de quinta, 9 de setembro, na Câmara Municipal de Belém-PA, durante sessão especial em homenagem ao centenário do saudoso educador.

"Eu queria agradecer essa oportunidade em nome do ANDES-SN, que nesse ano completa 40 anos, de poder colocar aqui, para toda essa plenária com intelectuais, movimentos sindicais e populares, a publicação do Sindicato e poder celebrar esse momento marcante para todos os defensores da educação, que é o centenário de Paulo Freire", celebrou Joselene Mota, vice-presidenta da Regional Norte 2 do ANDES-SN.

Joselene ressaltou que a revista é colaborativa e que, apesar de não haver uma periodicidade definida, seguirá recebendo artigos não apenas de filiadas e filados da base do sindicato, mas também de militantes que queiram construir formas de resistência também com produção intelectual, a partir das práticas de educação popular, como inclusive fez Paulo Freire, patrono da educação brasileira e um dos intelectuais mais citados em produções científicas no mundo.

A sessão contou com a participações de militantes históricos da educação popular, representantes da Prefeitura Municipal de Belém, da Assembleia Legislativa do Pará, além de diversas organizações não-governamentais e movimentos sociais. A atividade foi marcada por falas e apresentações potentes, demarcando os diversos atravessamentos que a obra do patrono da educação brasileira deixou de legado, de uma educação que deve ser pública, gratuita, contextualizada, socialmente referenciada, emancipatória e gratuita.

O caráter internacional da obra de Paulo Freire foi reforçado por João Colares, professor da Universidade do Estado do Pará, sindicalizado do Sinduepa, seção sindical do ANDES-SN e membro da "Campanha latinoamericana e caribenha em defesa do legado de Paulo Freire" (CEAAL). Colares, que foi um dos idealizadores da sessão, anunciou que durante o Fórum Panamazônico, que acontecerá em Belém, em 2022, deverá ser realizado um encontro com educadoras e educadores populares dos nove países que compõem a Panamazônia.

Leia aqui a revista Universidade e Sociedade 66 - O Legado de Paulo Freire para a Educação 


Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias