MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

25/11/2021   25/11/2021 16h45m   | A+ A- |   244 visualizações

Consu da UFSM delibera sobre cursos pagos de pós-graduação nesta sexta

Sindicato convida categoria a acompanhar sessão ao vivo e se mobilizar em defesa da universidade pública

Acompanhe a sessão do Consu ao vivo, a partir das 8h30 no site do Farol UFSM
Acompanhe a sessão do Consu ao vivo, a partir das 8h30 no site do Farol UFSM

A sessão do Conselho Universitário (Consu) desta sexta-feira, 26 de novembro, discute a minuta de resolução que possibilita à universidade cobrar pela oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. Aprovada na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa  e Extensão (CEPE) da última sexta, 19, a proposta vem sendo duramente denunciada e combatida pelas entidades representativas dos segmentos – estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação, além de por diversos coletivos e movimentos sociais. Agora, o objetivo é sensibilizar e pressionar conselheiros e conselheiras do Consu para se posicionarem contrários à proposta, considerada uma porteira aberta para a privatização e elitização da universidade.

Nas últimas semanas, a Sedufsm, em parceria com DCE, APG, Assufsm, Atens e Sinasefe, tem realizado uma série de ações de mobilização, como abaixo-assinado, ato político em frente à reitoria no último dia 19 e entrega de uma carta aos e às integrantes do CEPE – onde a minuta foi aprovada por 25 votos a 24. Na ocasião, tanto o reitor Paulo Burmann quanto seu vice (e reitor eleito) Luciano Schuch votaram favoráveis à cobrança de taxas e mensalidades.

“O Estado tira recursos da educação, mas tem recursos para aprovar a PEC dos Precatórios, por exemplo. Qual a prioridade? Não faz sentido irmos na mesma lógica do governo neoliberal. Possibilitar pagamento na pós-graduação pública é, sim, possibilitar a privatização do ensino. O debate de hoje é: que universidade nós queremos? Quero uma universidade pública, gratuita, de qualidade e laica, e isso não se alinha ao pagamento de mensalidades na pós”, argumentou, durante a reunião do CEPE, a conselheira Neila Baldi, também diretora da Sedufsm. Leia a matéria completa aqui.

O sindicato convoca, então, toda a categoria docente a acompanhar, ao vivo, a sessão do Consu desta sexta, que será transmitida, a partir das 8h30, via site do Farol UFSM. A ideia é que, enquanto a discussão esteja acontecendo, engrossemos uma mobilização online, com comentários e postagens nas redes sociais, em defesa da universidade cem por cento pública, gratuita e socialmente referenciada.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: DCE UFSM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Acompanhe a sessão do Consu ao vivo, a partir das 8h30 no site do Farol UFSM

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041