DCE pede vista e discussão sobre pós paga é adiada no Consu SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 769 Visualizações

Sindicatos e entidades estudantis mobilizam-se contra proposta considerada privatista

Alt da imagem

A minuta de resolução responsável por regulamentar os cursos de pós-graduação lato sensu na UFSM seria discutida na reunião do Conselho Universitário (Consu) ocorrida na manhã desta sexta-feira, 26 de novembro. Contudo, o conselheiro Luiz Eduardo Boneti, integrante do DCE UFSM, realizou o pedido de vista, acatado pelo reitor Paulo Burmann. Desta forma, a discussão foi adiada e, se respeitada a periodicidade das reuniões, deve entrar em pauta no próximo encontro do Conselho, previsto para acontecer daqui a duas semanas.

O pedido de vista deve-se ao fato de a minuta de resolução trazer um ponto polêmico e duramente combatido pelas entidades representativas dos segmentos: a possibilidade de que a universidade cobre taxas e mensalidades pela oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, caracterizados por serem de oferta eventual e utilizados para sanar demandas específicas de formação.

“Não temos contrariedade à resolução, mas a um ponto específico, que é a possibilidade de cobrança em cursos de pós-graduação lato sensu. Esse é um assunto que, vira e mexe, volta para dentro do Conselho, e sempre foi rebatido. Se houver aprovação agora, estaremos desconsiderando quase metade do CEPE [que se posicionou contrariamente à cobrança]”, afirmou Boneti durante o pedido de vista.

Na última sexta, 19 de novembro, a minuta foi aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) após uma votação apertada, em que se registraram, formalmente, 25 votos favoráveis e 23 contrários – embora, na prática, um conselheiro tenha solicitado revisão de votação, algo que, se tivesse sido acatado pela mesa da reunião, resultaria em um empate. Isso simboliza que a oferta de cursos pagos de pós-graduação, longe de ser uma defesa consensual ou consideravelmente majoritária, é tema de disputas, dissonâncias e incertezas dentro da instituição.

Dentre as principais críticas apresentadas pela Sedufsm, em conjunto com DCE, APG, Assufsm, Atens e Sinasefe, está o caráter privatista deste item da minuta, visto que oferecer cursos pagos dentro de uma universidade pública é romper com o princípio de gratuidade do ensino, afrontar a autonomia universitária e colocar uma verdadeira catraca que obstaculizará o acesso à formação por pessoas não favorecidas economicamente.

Leia aqui alguns posicionamentos expressos por conselheiros e conselheiras do CEPE acerca da aprovação de cursos pagos.  

 

Texto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias