Dica: professora de Comunicação sugere leituras para o final de ano SVG: calendario Publicada em 26/11/21 10h48m
SVG: atualizacao Atualizada em 28/11/21 20h13m
SVG: views 1706 Visualizações

Karen Kraemer, da UFSM-FW, detalha obras literárias ao público infanto-juvenil e adulto

Alt da imagem
Docente da UFSM também sugere leitura de 'O monstro do Guaíba', de Chris Dias

Sextou! Nesta sexta-feira, 26 de novembro, a dica cultural é da professora Karen Kraemer, do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-Frederico Westphalen. Com a chegada das comemorações de final de ano e a possibilidade de troca de presentes, Karen aponta obras literárias como sugestões, sendo estas destinadas tanto ao público infanto-juvenil quanto ao público adulto.

A primeira obra, voltada ao público infanto-juvenil, "O mistério do rio que não parava de subir", escrito por Chris Dias de forma colaborativa com os estudantes de uma escola municipal de Manaus através da parceria com o SESC-Amazonas e publicada pela editora Acesso Popular/SESC-AM.

Com mais de 30 livros na bagagem e diversos prêmios, a escritora porto-alegrense, Chris Dias, embarcou nesta inovadora proposta com o grupo de estudantes manauaras e foi arrebatada pela criatividade e pelas aventuras misteriosas relatadas pelos alunos colaboradores.

"Indico este livro para os jovens leitores gaúchos que tenham curiosidade em conhecer as aventuras e os mistérios imaginados e relatados por crianças do Norte do país, brasileirinhos que desfrutam de outra realidade, diferente da nossa, aqui do Sul.

A professora de jornalismo da UFSM-FW também faz referência ao livro por trazer um tema importante na área do meio ambiente, pelo fato de Manaus ser a capital do Amazonas, estado brasileiro onde se encontra a maior floresta tropical do planeta, ainda pela valorização do gênero ‘aventura infanto-juvenil’ e, por ser um projeto que, apesar da distância de  4.471 Km, foi possível aproximar perfis diferentes e produzir uma obra literária colaborativa através de uma plataforma digital, especialmente nos tempos pandêmicos que vivemos desde 2020", frisa.

Além da dica voltada aos pequenos leitores, Karen Kraemer sugere o livro direcionado ao público adulto: "Segredos da Rua Mundo", de Neusa Demartini, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, também em novembro deste ano, pela editora Metamorfose/ DAME Livros, de Porto Alegre.

A escritora Neusa Demartini, assim como Chris Dias, é autora de diversas obras, especialmente na área da Comunicação e Propaganda. Entretanto, já faz alguns anos que vem publicando obras literárias. Para Karen, o livro 'Segredos da Rua Mundo' apresenta “um passeio-conversa entre irmãos na rua que foi o cenário do tempo de suas infâncias. Memórias e sentimentos recebem os holofotes desta interação e diversos assuntos como família, alegrias, dores e amizades são trazidos à tona e expostos". A conversa das personagens, comenta, revela uma avaliação final do que foi realizado na trajetória da vida e do tempo concedido a cada um até o adeus final.

Para a docente da UFSM-FW, "o texto escrito pela escritora gaúcha Neusa Demartini apresenta a oportunidade de reavaliarmos nossos caminhos e escolhas e o final do ano é um bom momento para reajustarmos nossas condutas", diz ela.

As obras:

DIAS, Chris. O mistério do rio que não parava de subir. Porto Alegre: Acesso Popular/SESC, 2021.

DEMARTINI, Neusa. Segredos da Rua Mundo. Porto Alegre: Metamorfose/DAME Livros, 2021.

Sobre o livro cuja imagem ilustra a capa desta matéria ('O monstro do rio Guaíba'), Karen, com a autorização da escritora, oferece o link para leitura. Basta acessar o arquivo abaixo, em anexo, após as imagens.


Karen Kraemer

Professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/FW.

 

Edição: Fritz R. Nunes
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Link para a leitura do livro 'O monstro do rio Guaíba'

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias