Avaliadores da Capes renunciam alegando falta de respaldo do órgão SVG: calendario Publicada em 29/11/21 15h28m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/11/21 16h33m
SVG: views 680 Visualizações

Mais de 30 profissionais, de coordenadores (as) a consultores (as), divulgaram Carta criticando a Coordenadoria

Alt da imagem

“Nós, os coordenadores da área de avaliação de Matemática/Probabilidade e Estatística (MAPE) na CAPES e os consultores ad hoc escolhidos para a realização da Avaliação Quadrienal 2017 - 2020, comunicamos através desta carta aberta que enviamos à Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES um pedido coletivo de renúncia”. Assim inicia o documento assinado por mais três dezenas de profissionais, entre coordenadores (as) e consultores (as) da Capes, divulgado nesta segunda, 29.

Ao longo da carta, eles (as) explicam que a decisão foi tomada “com muito pesar”, mas com “plena convicção de que é acertada”. Segundo o documento publicizado, a justificativa para a medida foi a falta de apoio do órgão federal. “Nosso trabalho como consultores da DAV só faz sentido se a agência está disposta a apoiá-lo e respaldá-lo, o que infelizmente não tem acontecido”, destaca o texto.

Ainda conforme o documento divulgado, há uma compreensão de que a Capes não tem se empenhado devidamente na defesa de sua forma de avaliação. “Isto ficou patente nas várias manifestações da presidência e contrasta fortemente com os posicionamentos favoráveis à retomada da avaliação vindos de diversas entidades, desde a SBPC e a ABC até a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Chama-nos a atenção que a recente tentativa de suspensão da liminar tenha sido apresentada pela CAPES sem qualquer urgência, apenas depois de dois meses”. A demora em ingressar com um recurso foi uma das justificativas para o indeferimento do efeito suspensivo da liminar.

Leia aqui  (ou abaixo, em anexo)a íntegra do documento com as outras justificativas para o pedido de renúncia coletivo de coordenadores/as e de consultores/as do MAPE.

Presidenta da Capes assumiu sob críticas

A polêmica envolvendo a área de Educação do governo Bolsonaro vem de longe, com a nomeação para setores importantes de profissionais vistos como possuidores de uma qualificação aquém do necessário.

A atual presidenta da Capes, por exemplo, professora Cláudia Mansani Queda de Toledo (foto abaixo), é reitora no Centro Universitário de Bauru (SP), onde também estudaram o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o advogado-geral da União, André Mendonça. Nomeada em abril deste ano, Cláudia assumiu a função sob protestos da comunidade científica. A nomeação da dirigente do órgão motivou reações contrárias de reitores e de pelo menos 20 entidades ligadas à ciência.

Naquele momento, as entidades científicas manifestaram preocupação com a nomeação de Cláudia sob o argumento de que ela não tinha preparo para o cargo. "A presidente nomeada não possui uma carreira acadêmica compatível com a missão desempenhada pela Capes ao longo da existência desta tão conceituada agência de fomento", afirmava carta assinada por mais de uma dezena de entidades, entre elas, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

 

Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: EBC e divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- A íntegra da carta aberta

- Íntegra da Carta Aberta divulgada

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias