Seções sindicais docentes realizam assembleias para deliberar sobre greve unificada SVG: calendario Publicada em 21/01/22 16h56m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 775 Visualizações

Reposição salarial para todas as categorias, revogação da EC 95 e arquivamento da PEC 32 estão dentre as pautas

Alt da imagem

As seções sindicais do ANDES-SN devem realizar, até o dia 11 de fevereiro, assembleias de base para deliberar sobre o indicativo de greve unificada das servidoras e dos servidores públicos federais (SPF) para o mês de março. O encaminhamento veio de reunião do Setor das Instituições Federais do Sindicato Nacional, ocorrida no dia 12 de janeiro e da qual participou Ascísio Pereira, vice-presidente da Sedufsm.

Ele explica que a proposta de greve “está relacionada à posição do governo de conceder reajuste apenas para o setor das polícias federais, e para nenhuma outra das categorias. O argumento não é contra o aumento para os policiais federais, mas sim que o aumento dado aos policiais seja estendido a todas as categorias do serviço federal”.

Os resultados das assembleias devem ser encaminhados para a Secretaria do ANDES-SN (secretaria@andes.org.br) até o dia 14 de fevereiro. De posse de tais resultados, o Sindicato irá convocar, para a semana de 14 a 18 de fevereiro, nova reunião do Setor das Ifes, na qual será feito o mapeamento das assembleias e definida uma posição nacional acerca do movimento paredista.

Além da defesa dos serviços públicos, na pauta que pode levar à greve unificada constam as reivindicações por melhores condições de trabalho, por reposição salarial, pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/16, e, ainda, pela retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20. A categoria docente irá debater também a construção de uma pauta específica da Educação em conjunto com as demais entidades que atuam nas instituições federais de ensino (IFE).

“A pauta tem sido construída nesse sentido da reivindicação salarial, mas também incluindo a derrubada da PEC 32 e a revogação da EC 95, pois entendemos que ela é um dos fatores principais que fez com que a pauta salarial e todos os outros direitos da classe trabalhadora tenham sido esmagados em nome do ajuste fiscal, do Teto dos Gastos. Essas foram as principais discussões [na reunião do Fonasefe] e agora as categorias iniciam o seu processo de construção da greve nas suas bases”, explica Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN.

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de ANDES-SN

Foto: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm  

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias