Dica: professora sugere canal ‘Pensar Africanamente’ SVG: calendario Publicada em 20/05/22 14h11m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/05/22 14h24m
SVG: views 1803 Visualizações

Tatiana Joseph destaca que programas veiculados no canal do Youtube combatem o racismo

Alt da imagem
Temáticas são variadas

Sextou! Nesta sexta, 20 de maio, a dica cultural vem da professora Tatiana Joseph, do curso de Bacharelado em Dança da UFSM. Em tempos de racismo, inclusive na instituição, a sugestão de Tatiana é o canal do Youtube ‘Pensar Africanamente’. Para a docente, o acesso se destina a “quem gosta de uma cultura da palavra, de maturação intelectual e de beleza filosófica” e, que, certamente, irá se encantar com essa maneira inteligente de “trazer luz à ignorância sobre o racismo”. Confira a dica, abaixo.

“Por que eu indico o canal do youtube ‘Pensar Africanamente? Mediado por Silvany Euclênio, o canal é o exemplo de um belíssimo trabalho que pode ser feito não apenas pela mídia alternativa, mas por canais de televisão aberta, sobretudo, aquelas que gozam de subsídios estatais. Trata-se de um canal bem estruturado, com colunistas altamente qualificada/os, o que pode ser conferido todas as terças e quintas, das 19h30 às 21h e aos sábados, das 15h às 17h.

Os programas exibem debates em torno de temas como arte, cultura, política, pesquisas acadêmicas atuais, historiografia contemporânea, dentre outros. Cada programa funciona como uma roda de conversa dividida em dois blocos: o primeiro é mais expositivo (embora sempre dialogado) e o segundo é para que a/os convidada/os respondam às perguntas do chat ao vivo - que são fielmente mediadas por Silvany.

Para quem gosta de uma cultura da palavra, de maturação intelectual e de beleza filosófica, seguramente irá se encantar com mais uma maneira de trazer luz à ignorância sobre o racismo, que é um tema complexo e que encobre muitos dos espaços possíveis de se dar a ver a profundidade e a beleza das raízes afrodiaspóricas e afrobrasileiras. Para educadora/es do ensino superior em geral, sobretudo brancos e brancas, conhecer o canal é fundamental para se pensar projetos pedagógicos de cursos que se materializem em uma formação democrática e exponencialmente potente”.

Tatiana Wonsik Recompenza Joseph

Professora do curso de Bacharelado em Dança da UFSM.


Imagens: Divulgação
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias