MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

22/06/2022   22/06/2022 19h40m   | A+ A- |   378 visualizações

Assembleia docente aprova calendário de mobilização

Indicativo de deflagração de greve foi rejeitado pela maioria

Plenária ocorreu no Auditório Flavio Schneider (CCR), mas também teve participações virtuais
Plenária ocorreu no Auditório Flavio Schneider (CCR), mas também teve participações virtuais

A assembleia das e dos docentes da UFSM, ocorrida na tarde desta quarta, 22, no Auditório Flávio Miguel Schneider (prédio 42/CCR), rejeitou a proposta vinda do setor das federais do ANDES-Sindicato Nacional, que apontava para um Indicativo de Deflagração de Greve a partir de segunda, 27 de junho. O entendimento majoritário na plenária foi de que não existe, ainda, um movimento forte o suficiente, tanto em nível local, como em âmbito nacional, que possibilite um movimento paredista consistente para que se alcance as principais reivindicações, como por exemplo, reajuste salarial e o fim do corte de recursos para as universidades. Todavia, a assembleia aprovou um calendário de atividades que busca justamente fortalecer a mobilização.

A novidade na reunião desta quarta foi o fato de ela ter sido feito de forma híbrida. Uma parte de professores e professoras estava participando na forma presencial, e a outra parte estava presente virtualmente, através do Google Meet. Conforme a mesa que dirigiu a reunião, formada pelo presidente da Sedufsm, professor Ascisio Pereira, e pelas diretoras, professoras Marcia Morschbacher e Teresinha Weiller, participaram 18 docentes presencialmente e 20 na forma on-line. Na votação sobre o indicativo de deflagração de greve em 27 de junho, 23 votaram contrários e 10 foram favoráveis.

A posição votada na plenária da Sedufsm será levada no próximo sábado, 25, a Brasília, pela vice-presidente da entidade, professora Marcia Morschbacher, que participa da reunião do Setor das IFES do ANDES-SN, quando será o feito o balanço das assembleias gerais de docentes pelo país. 

Atividades aprovadas

O calendário de atividades para fortalecer a mobilização:

- Participação do ‘Ocupa universidades, IFs e Cefet’s’ de 27 a 29 de junho. Para a UFSM, a proposta é de realizar panfletagens no campus, incluindo a agenda do dia 28 de junho, que já está reservado para a visita ao CCSH;

- Envio de uma delegação da Sedufsm na semana de 4 a 7 de julho, para efetuar, junto com outros sindicatos, ações de pressão junto a parlamentares e ao governo federal. Pela diretoria da seção sindical, já está escalado o professor Ascisio Pereira. Entretanto, será aberto espaço para docentes da base;

- Participação do 'Dia de Luta contra as privatizações e em defesa das empresas estatais', marcado para o dia 5 de julho, em âmbito nacional. Deverá ser organizado, em Santa Maria, uma atividade específica com esse mote.

Pontos na pauta de reivindicação do setor de educação

Dentre os itens que compõem a pauta de reivindicações do setor de educação federal está o reajuste salarial, a revogação da lei do teto de gastos (EC/95), retirada do projeto de reforma administrativa (PEC/32), a recomposição orçamentária das universidades e demais Instituições Federais de Ensino, o fim das intervenções nas IFEs, reabertura de concursos públicos, entre outros pontos. Entretanto, até o momento, o governo federal não se dispôs a estabelecer um processo de negociação.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Rafael Balbueno e Fritz Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Plenária ocorreu no Auditório Flavio Schneider (CCR), mas também teve participações virtuais Momento de uma das votações Professor João Carlos Gilli Martins Professora Marian Moro, diretora da Sedufsm

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041