Jornada de lutas em Brasília será retomada na próxima semana SVG: calendario Publicada em 28/07/22 15h12m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/07/22 17h07m
SVG: views 467 Visualizações

Sedufsm fez convite a professores(as) que quiserem participar dessas atividades

Alt da imagem

Entidades que representam docentes e servidores (as) federais retomam a jornada de lutas, em Brasília, na próxima semana. As atividades ocorrerão de segunda, 1º de agosto, até sexta, 5 de agosto, e objetivam dar continuidade à mobilização em defesa da democracia, dos serviços públicos, da educação pública e contra os ataques desferidos pelo governo federal. A Sedufsm enviou na quarta, 27, mensagem a filiados (as) abrindo a possibilidade de que docentes interessados (as) se inscrevessem para participar da jornada de lutas até esta sexta (29), às 10h. Acabou se inscrevendo o professor Bruno Hendler, da área de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais, que representará a Seção Sindical nas atividades.

Já o ANDES-SN, por meio da Circular nº 270/2022, enviada no início desta semana, convocou as seções sindicais a participarem da “Jornada de Lutas do Fonasefe: Em defesa da Democracia e Serviços Públicos”. As seções têm até às 12h de sexta-feira (29) para indicar os nomes e os contatos das e dos seus representantes, por meio do formulário (acesse aqui).

Durante toda a semana, as servidoras e os servidores públicos participarão de uma agenda de mobilizações que inclui a recepção de parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília, atos em defesa das eleições e contra a violência política no Senado Federal e, também, em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional. Estão previstas, ainda, manifestações em frente ao Ministério da Economia e Superior Tribunal Federal (STF).  

Conforme a 2ª secretária do ANDES-SN, Francieli Rebelato, “a Jornada de Lutas é fundamental para dar continuidade ao processo de organização das servidoras e dos servidores públicos na denúncia dos cortes orçamentários, da destruição dos serviços públicos e alertando sobre a possibilidade de colocarem a qualquer momento a PEC 32 [contrarreforma Administrativa] em votação”.

Ainda segundo Francieli, outra questão importante colocada nessa jornada é a defesa da democracia. “Lutaremos para que seja garantido esse processo eleitoral que irá acontecer esse ano, considerando as ameaças colocadas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas, questionando esse processo. Nesse sentido é fundamental a mobilização em Brasília, em unidade com as demais categorias dos serviços públicos, e dialogando com parlamentares. Acreditamos que a derrota desse governo se dará nas ruas e nas urnas”, defende.

Luta e resistência

O ANDES-SN tem participado nos últimos anos da construção da luta e resistência das servidoras e dos servidores públicos frente aos ataques desferidos pelo governo federal. Ano passado, junto com outras categorias do serviço público, docentes das seções sindicais e da diretoria nacional realizaram por mais de três meses protestos permanentes no aeroporto da capital federal e no Anexo 2 da Câmara dos Deputados contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, da contrarreforma Administrativa. 

No período mais recente, realizou atos com o objetivo de pressionar parlamentares e chamar a atenção da sociedade para os cortes e os desvios de recursos do Ministério da Educação (MEC), para a necessidade da realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MEC e em luta por recomposição do orçamento da Pasta. Também alertaram sobre os perigos do PL 5594/20 e cobraram o imediato atendimento da pauta de reivindicações do Setor da Educação, protocolada em 14 de junho. 
Além disso, as e os docentes seguem reivindicando também a recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95 - que impôs o Teto dos Gastos - e o arquivamento da PEC 32.

Agenda da Jornada de Lutas

Segunda-feira (01/08) 
17h - Mobilização no Aeroporto - recepção de parlamentares 

Terça-feira (02/08)
7h – Mobilização no Aeroporto - recepção de parlamentares 
10h - Ato em defesa das eleições e contra a violência política no Auditório 7 do Senado Federal 
14h - Concentração no Espaço do Servidor, marcha na Esplanada e ato no Ministério da Economia (Bloco P)

Quarta-feira (03/08)
10h - Ato em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional
14h - Ato em frente ao STF.

 

Fonte: ANDES-SN
Imagem: Fonasefe
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias