Seções sindicais e Regional RS do ANDES-SN preparam debate sobre democracia SVG: calendario Publicada em 22/08/22 16h18m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/08/22 17h07m
SVG: views 570 Visualizações

Reunião descentralizada para organizar encontro regional ocorreu sábado, 20, na sede da Sedufsm

Alt da imagem
Dirigentes das seções sindicais discutiram manutenção da campanha contra cortes orçamentários

No último sábado, 20 de agosto, a Secretaria Regional RS do ANDES-SN promoveu a segunda reunião descentralizada do ano, em Santa Maria, na sede da Sedufsm. Um dos importantes pontos de pauta tratou da organização do XXIII Encontro da Regional RS do ANDES-SN, confirmado para ocorrer nos dias 23 e 24 de setembro, na cidade de Osório-RS, base do SindoIF (IFRS). O evento, que terá como título “Pela afirmação das liberdades democráticas e pelo direito pleno à educação”, deverá ser composto por duas mesas de discussão com temas de abrangência nacional.

Ao longo desta semana estarão sendo feitos os contatos finais para concretizar os nomes que participarão das duas mesas previstas para o XXIII Encontro: sexta, 23/09, às 19h30, a mesa “Aprofundar e radicalizar a democracia”; e no sábado, 24, às 9h, a mesa “Afirmar o direito pleno à educação”. O prazo para inscrições de docentes interessados (as) está previsto iniciar no dia 2 de setembro.

Durante a reunião do último sábado também ficou acertado que haverá um novo momento da campanha de comunicação contra os cortes orçamentários nas universidades e institutos federais. Estão sendo feitos recolhimentos de dados em todas as instituições que integram a base do ANDES-SN no RS e, com os dados em mãos, um material gráfico será produzido, em parceria entre as seções sindicais, com o objetivo de mostrar para a comunidade o tamanho do impacto da redução dos recursos por parte do governo federal.

Um outro ponto discutido na reunião foi quanto a realizar uma live tendo como tema a aposentadoria. Por consenso foi definido que esse evento ficará para depois da reunião nacional do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA). Apesar do entendimento de que esse tema precisa ser tratado com prioridade, há uma compreensão de que a agenda, neste momento, está sobrecarregada.

O evento do último sábado teve a presença de representantes da Aprofurg, Adufpel, SindoIF e Sesunipampa. A Sedufsm, anfitriã, foi representada pelo presidente, professor Ascisio Pereira, e pelas diretoras, professoras Marcia Morschbacher e Liane Weber. A Secretaria Regional RS do ANDES-SN contou com a presença dos professores Cesar Beras, que coordenou as discussões, e Carlos Pires. Uma nova reunião descentralizada da Regional com diretorias das seções ficou prevista para o dia 5 de novembro, em Rio Grande (sede da Aprofurg).

Vitória histórica

No início da reunião das seções sindicais com a Regional RS, o 1º secretário, Cesar Beras, destacou uma vitória histórica ocorrida na Universidade Federal do RS (UFRGS). Respondendo solicitação do Coletivo ‘Memória e Luta’, o Conselho Universitário da UFRGS revogou, na última sexta, 19, os títulos honoríficos a dois generais-ditadores, que presidiram o Brasil: Artur da Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici.

Conforme relato da seção sindical docente do ANDES-SN na UFRGS, a decisão de revogação dos títulos foi aprovada por 48 votos favoráveis e apenas um contrário entre os membros do Conselho Superior da instituição. “Foi uma mancha tirada da história”, sublinhou a seção sindical em seu material de divulgação.


Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias