Nova MP de Bolsonaro prejudica recursos de ciência e tecnologia SVG: calendario Publicada em 02/09/22 17h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/09/22 17h41m
SVG: views 573 Visualizações

Medida Provisória 1136/22 contraria lei que proíbe contingenciamento de recursos do FNDCT

Alt da imagem
Medida governamental pode esvaziar recursos de fundo que ajuda a financiar projetos de ciência e tecnologia

O presidente Jair Bolsonaro (PL), editou, na última segunda-feira (29), a Medida Provisória (MP)1136/22, que representa mais um ataque ao orçamento da Ciência e Tecnologia públicas. O texto traz novas regras para a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Apesar da Lei Complementar 177/2021 proibir o contingenciamento de recursos das fontes vinculadas ao fundo, a MP retira essa proibição da lei e estabelece limites para a aplicação desses recursos em despesas.

Para 2022, o limite estabelecido é de R$ 5,555 bilhões. Para os anos seguintes, o limite é um percentual do total da receita prevista no ano, que representa: 58% em 2023; 68% em 2024; 78% em 2025; 88% em 2026 e 100% em 2027. A MP considera como receita prevista no ano aquela estimada e encaminhada pelo Poder Executivo federal ao Congresso Nacional no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).

Veto

Ao alocar os recursos do fundo na reserva de contingência, o governo pode inviabilizar o uso desses valores no financiamento de programas e projetos prioritários. No ano passado, quando sancionou a Lei Complementar 177/21, em janeiro, Bolsonaro vetou justamente parte que proibia o contingenciamento. No entanto, seu ataque ao orçamento do FNDCT foi derrubado pelo Congresso Nacional, em março do mesmo ano. Em julho de 2022, parlamentares rejeitaram mais uma tentativa do governo de retirar recursos do fundo, prevista no PLN 17/22.

Tramitação

A medida provisória, já está em vigência, e deverá ser analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado no prazo de 60 dias, o qual pode ser prorrogado por igual período se, dentro deste primeiro prazo, a MP não tiver a sua votação encerrada em ambas as casas legislativas do Congresso Nacional.

Debate no Senado sobre PLN 17/22, que evitava que governo cortasse recursos do FNDCT

FNDCT

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) tem sido uma das principais fontes de recursos para o desenvolvimento da infraestrutura científica e tecnológica das instituições públicas – como universidades e institutos de pesquisa –, e da inovação tecnológica nas empresas com recursos não reembolsáveis.

O fundo foi criado em 1969 para apoiar financeiramente programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, tendo como fonte de receita os incentivos fiscais, empréstimos de instituições financeiras, contribuições e doações de entidades públicas e privadas.

Em 1998, o governo federal criou os fundos setoriais, cujos recursos foram alocados no FNDCT. A intenção era permitir um fluxo contínuo de recursos orçamentários e financeiros com mecanismos eficientes de decisão no apoio à pesquisa e ao desenvolvimento, em todos os níveis, com altos padrões de qualidade.

Luta em defesa das C&T Públicas

O ANDES-SN tem, historicamente, empreendido uma luta da categoria de professores e professoras das IES brasileiras para que se garantam os recursos públicos necessários para a produção de Ciência e Tecnologia, que atendam às necessidades de trabalhadores e trabalhadoras.
 

Fonte: ANDES-SN
Imagem: Agência Senado e divulgação
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Setor das Federais do ANDES-SN indica greve para 15 de abril

SVG: calendario 25/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Deliberação ocorrida em Brasília, na última sexta, 22, terá que ser referendada por docentes nas bases do sindicato

Regional RS do ANDES-SN define realização de encontro no mês de maio, em Santa Maria, para debate da Carreira

SVG: calendario 18/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Integrantes da diretoria regional e representantes das seções sindicais gaúchas se reuniram no sábado, 16 de março, na Sedufsm
Veja todas as notícias