MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

22/09/2022 18h08m   22/09/2022 18h08m   | A+ A- |   231 visualizações

Ponto de Pauta discute importância do sindicalismo brasileiro

62ª edição do programa recebeu a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Elisa Guaraná De Castro


Veiculada no último dia 20 de setembro, a 62ª edição do programa ‘Ponto de Pauta’ discutiu a história, a importância e a necessidade de fortalecer o sindicalismo no Brasil. Como convidada esteve presente a professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e presidenta da Associação dos e das Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Elisa Guaraná De Castro.

Com pouco mais de 25 minutos de duração, a conversa focou em temas caros à organização das e dos trabalhadores, especialmente em um momento político no qual as entidades representativas de classe são duramente atacadas pelo governante máximo do país.

Para Elisa, falar do sindicalismo é falar da história da luta de classes. “É a organização das e dos trabalhadores para enfrentar esse inimigo tão poderoso, que é a máquina do capitalismo. É a defesa inconteste dos nossos direitos, das nossas condições de trabalho e da organização das e dos trabalhadores por uma mudança estrutural da sociedade”, explica.

O ANDES-SN, sindicato docente que acumula 43 anos de história, é parte fundamental da história dos sindicatos no Brasil, integrando, além das lutas por salários, direitos e condições de trabalho, mobilizações unitárias em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

A Sedufsm, desde o dia 12 de setembro, está com uma campanha de sindicalização denominada “Seja Sedufsm. Defenda a Ufsm”, que tem por objetivo chamar mais docentes a conhecerem e a se filiarem à seção sindical, fortalecendo a entidade em cuja essência está a luta intransigente em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada.

Veja a entrevista na íntegra abaixo ou em nosso canal de Youtube:

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Italo de Paula

Assessoria de Imprensa da Sedufsm  

Fotos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041