Ponto de Pauta discute importância do sindicalismo brasileiro
Publicada em
22/09/22 18h08m
Atualizada em
22/09/22 18h08m
451 Visualizações
62ª edição do programa recebeu a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Elisa Guaraná De Castro

Veiculada no último dia 20 de setembro, a 62ª edição do programa ‘Ponto de Pauta’ discutiu a história, a importância e a necessidade de fortalecer o sindicalismo no Brasil. Como convidada esteve presente a professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e presidenta da Associação dos e das Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Elisa Guaraná De Castro.
Com pouco mais de 25 minutos de duração, a conversa focou em temas caros à organização das e dos trabalhadores, especialmente em um momento político no qual as entidades representativas de classe são duramente atacadas pelo governante máximo do país.
Para Elisa, falar do sindicalismo é falar da história da luta de classes. “É a organização das e dos trabalhadores para enfrentar esse inimigo tão poderoso, que é a máquina do capitalismo. É a defesa inconteste dos nossos direitos, das nossas condições de trabalho e da organização das e dos trabalhadores por uma mudança estrutural da sociedade”, explica.
O ANDES-SN, sindicato docente que acumula 43 anos de história, é parte fundamental da história dos sindicatos no Brasil, integrando, além das lutas por salários, direitos e condições de trabalho, mobilizações unitárias em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
A Sedufsm, desde o dia 12 de setembro, está com uma campanha de sindicalização denominada “Seja Sedufsm. Defenda a Ufsm”, que tem por objetivo chamar mais docentes a conhecerem e a se filiarem à seção sindical, fortalecendo a entidade em cuja essência está a luta intransigente em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada.
Veja a entrevista na íntegra abaixo ou em nosso canal de Youtube:
Texto: Bruna Homrich
Arte: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
