Ponto de Pauta discute importância do sindicalismo brasileiro SVG: calendario Publicada em 22/09/22 18h08m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/09/22 18h08m
SVG: views 508 Visualizações

62ª edição do programa recebeu a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Elisa Guaraná De Castro

Alt da imagem

Veiculada no último dia 20 de setembro, a 62ª edição do programa ‘Ponto de Pauta’ discutiu a história, a importância e a necessidade de fortalecer o sindicalismo no Brasil. Como convidada esteve presente a professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e presidenta da Associação dos e das Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Elisa Guaraná De Castro.

Com pouco mais de 25 minutos de duração, a conversa focou em temas caros à organização das e dos trabalhadores, especialmente em um momento político no qual as entidades representativas de classe são duramente atacadas pelo governante máximo do país.

Para Elisa, falar do sindicalismo é falar da história da luta de classes. “É a organização das e dos trabalhadores para enfrentar esse inimigo tão poderoso, que é a máquina do capitalismo. É a defesa inconteste dos nossos direitos, das nossas condições de trabalho e da organização das e dos trabalhadores por uma mudança estrutural da sociedade”, explica.

O ANDES-SN, sindicato docente que acumula 43 anos de história, é parte fundamental da história dos sindicatos no Brasil, integrando, além das lutas por salários, direitos e condições de trabalho, mobilizações unitárias em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

A Sedufsm, desde o dia 12 de setembro, está com uma campanha de sindicalização denominada “Seja Sedufsm. Defenda a Ufsm”, que tem por objetivo chamar mais docentes a conhecerem e a se filiarem à seção sindical, fortalecendo a entidade em cuja essência está a luta intransigente em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada.

Veja a entrevista na íntegra abaixo ou em nosso canal de Youtube:

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Italo de Paula

Assessoria de Imprensa da Sedufsm  

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias