Dirigentes de Instituições Federais de Ensino têm primeira reunião com Lula SVG: calendario Publicada em 20/01/23 11h39m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/01/23 11h50m
SVG: views 455 Visualizações

Reitor da UFSM, Luciano Schuch, participou de encontro nesta quinta, 19 de janeiro

Alt da imagem
No evento de reitores(as) com Lula, Luciano Schuch(penúltimo à direita) disse que reunião marca retomada do "respeito à educação"

Na manhã desta quinta, 19 de janeiro, reitores e reitoras de universidades federais e institutos federais de ensino participaram da primeira reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E esse tipo de atividade deve voltar a acontecer, anualmente, ao longo de quatro anos, conforme garantiu o próprio Presidente. O reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, esteve no encontro e avaliou positivamente a iniciativa, destacando que, mesmo no período em que atuou como vice-reitor, ainda não havia presenciado evento semelhante.

Lula iniciou afirmando que seria o encontro da civilização. “Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse conseguido resolver o problema da formação de seu povo. Estamos iniciando um novo momento. Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, comentou Luiz Inácio Lula da Silva. 

Após a saudação do chefe do Executivo, o espaço foi aberto para gestores(as) das instituições. O primeiro a se manifestar, em nome de todos(as), foi o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Ricardo Marcelo Fonseca, também reitor da UFPR.

Fonseca comentou sobre a alegria de ver reunidos reitores e reitoras, logo no primeiro mês de gestão, para um encontro histórico no Palácio do Planalto. “As universidades foram maltratadas, foram esganadas orçamentariamente, foram alvo e alijadas do seu papel natural, que é estar a serviço do Brasil. O conjunto das universidades quer apresentar a este governo a sua firme disposição de estarem a serviço do Brasil. Não só na produção da ciência e da tecnologia, não só na função de resistência que exercemos nesse período obscuro que nos antecedeu, não só como defesa da democracia que temos sido. Mas queremos nos colocar a serviço dos projetos estratégicos do Brasil. Seja na área do meio ambiente, da energia limpa, da reindustrialização, seja em todos os níveis da educação. Para isso, precisamos de condições e meios para desenvolver a nossa própria função natural, meios orçamentários dignos e adequados. Somos um patrimônio do povo brasileiro”, relata o presidente da ANDIFES. 

O Ministro da Educação, Camilo Santana, homenageou professores(as) e estudantes brasileiros, que atuam pela educação de qualidade em nosso país. Disse ser este um governo de diálogo e que traz o tema da educação para o centro do debate. “O MEC estará de portas abertas para o diálogo, a união e a reconstrução da educação brasileira. São inúmeros os desafios, mas compreendemos que nenhuma nação cresce e se desenvolve sem investir em educação e ciência e tecnologia. Isso garante a soberania do país”, destacou Santana. 

Entre os desafios, trouxe a ampliação e a oferta de vagas, bem como alternativas para evitar os altos índices de evasão. Prometeu a retomada de investimentos no PROUNI, FIES, bem como investimentos no fortalecimento da autonomia das universidades, a fim de garantir a evolução da educação no país. Também citou a necessidade de aprovação de um novo Plano Nacional da Educação, já que o atual vence em 2024, a criação do Sistema Nacional da Educação, para olhar a educação numa visão sistêmica. E, nesse contexto, convocou as universidades para olhar também para a educação básica do país. Se comprometeu com o fortalecimento e o respeito à autonomia das universidades, com a retomada de obras paralisadas e com o reajuste de Bolsas Capes e CNPQ. 

Em sua fala final, Lula pediu apoio das Universidades para pensar o futuro do país. “Que a universidade não esteja preocupada só com os problemas em sala de aula, mas também com os problemas da sociedade. O que a gente vai fazer pra colocar o povo brasileiro no mercado de trabalho?”, salienta Lula. Ele pede apoio para que a Universidade trate sobre temas amplos, como o meio ambiente, a questão do racismo e o mercado de trabalho. 

Avaliação do reitor Luciano Schuch

Após a reunião, Luciano Schuch, destacou a alegria em participar do encontro e classificou o momento como muito positivo. Em seus quatro anos como Vice-Reitor e um ano como Reitor, ainda não tinha presenciado algo similar. “O evento de hoje marca a retomada do respeito e do reconhecimento pela educação em nosso país. Só de sermos recebidos aqui e sermos ouvidos, já é um avanço enorme. Nossa percepção é de que seremos parceiros e teremos neste governo um papel de protagonista da mudança nacional. Isso não nos exime do papel de seguir na luta pela retomada do investimento em nossas universidades, compromisso assumido assim que tomamos posse”, destaca Schuch.  

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto e estiveram presentes o Ministro da Educação, Camilo Santana, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo, o Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa. 

Confira a fala do Presidente da República e do Ministro da Educação e na íntegra através do canal da TVBrasilGov.

 

Fonte: UFSM

Fotos: MEC e Ricardo Stuckert

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias