Exposição registra olhares para o corpo negro no balé clássico
Publicada em
17/11/23 09h57m
Atualizada em
17/11/23 10h03m
332 Visualizações
Professor Jessé Cruz está com “A/R Tografando corpos negros” até 30 de novembro no hall do CEFD

O pesquisador, artista e professor do curso de Licenciatura em Dança da UFSM, Jessé Cruz, lançou no dia 1º de novembro, a exposição “A/R/Tografando Corpos Negros”, que propõe apreciar, por meio das lentes de Rony Costa, o olhar para o corpo negro no balé clássico.
A exposição faz parte da pesquisa de Mestrado de Jessé, realizada com os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial fora da Rússia, onde ele foi coreógrafo e professor convidado, exemplificando questões sobre o corpo negro no contexto de balé clássico.
“A Escola Bolshoi recebe todos os tipos de corpos, e esses corpos dentro da metodologia são enxergados. É uma escola multicultural, que valoriza a cultura negra, abrangendo o tema de educação, linguagem e estética da minha pesquisa”, destaca o professor Jessé Cruz.
A exposição permanece até dia 30 novembro no hall do CEFD (Centro de Educação Física e Desporto) e depois se desloca para a Reitoria da Universidade. O evento faz parte da programação do ‘Novembro Negro’ do CEFD e da cidade de Santa Maria, sendo organizada por diversas entidades em articulação com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) da UFSM. (Mais fotos abaixo, em anexo)
Jessé Cruz
Professor do curso de Licenciatura em Dança da UFSM
Imagens: Rony Costa e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Galeria de fotos na notícia
