Artistas reverenciam Noel Guarany
Publicada em
Atualizada em
09/08/24 15h24m
473 Visualizações
Especial em homenagem a um dos ícones da música missioneira acontece na terça, 13 de agosto, às 20h30
A indicação cultural que fazemos nesta sexta, 9 de agosto, é para a homenagem ao cantor e compositor Noel Guarany, também conhecido como ‘El Pajador’, que é aquele que faz versos de improviso ao som de um violão. O evento acontece na próxima terça, 13 de agosto, a partir das 20h30, no ‘Taverna 90&1’, localizado à rua Astrogildo de Azevedo, nº 91, centro de Santa Maria. Dentre os/as artistas convidados para rememorar a trajetória de Noel Guarany estão Cláudio Patias, Cicero Goularte, Júnior Benaduce, Tony Guimarães e Laura Guarany. A produção é de Janu Uberti.
Nascido em São Luiz Gonzaga, região missioneira do RS, em 1941, Noel Fabricio da Silva morou por muitos anos em Santa Maria, onde estava quando faleceu, em 1998. Ainda na adolescência, Noel Guarany aprendeu, de maneira autodidata, a língua guarani, bem como a compor, tocar e cantar.
Na década de 1960, percorreu diversos países latino-americanos, nos quais colheu diversos ensinamentos, que utilizou como subsídio para criação de suas músicas ao longo da carreira.
Em 1970, lançou em conjunto com Ceinar Maicá, músico e compositor também incluído entre os grandes nomes missioneiros, com o qual vinha se apresentando pelo Rio Grande do Sul e em festivais na Argentina, um compacto simples, com as músicas Filosofia de Gaudério e Romance do Pala Velho.
No ano de 1976, Guarany gravou em parceria com o também missioneiro, Jayme Caetano Braum, de maneira independente, o LP Payador, Pampa, Guitarra. Gravado em parte na Argentina e outra parte em São Paulo, o disco contou com a participação de grandes músicos argentinos.
Laura Guarany, que além de filha do cantor, é musicista, professora de técnica vocal e maestrina, ressalta a importância da homenagem que acontece na terça, dia 13:
“Noel Guarany é referência quando se fala em música missioneira, porque sua obra é completamente atual, mesmo depois de duas décadas e meia anos após sua morte. Sua guitarra crioula, junto com seu canto libertário, miscigenou sonoridades e timbres remanescentes do cancioneiro guaranítico missioneiro, mesclando ritmos platinos, criando assim uma divisa na linha do tempo que separa o antes e o depois de Noel Guarany dentro da música missioneira”.
Novos eventos
Janu Uberti, produtor desse verdadeiro tributo ao músico das Missões, destaca que já tinha essa ideia de um evento de homenagem há bastante tempo, mas que só agora está conseguindo executar. Segundo ele, outras edições ocorrerão futuramente com reverência a nomes importantes da música e da cultura do RS, citando apenas como um exemplo, o também missioneiro, Cenair Maicá.
Enquanto estiver transcorrendo a homenagem a Noel Guarany no ‘Taverna 90&1’ na terça-feira, também estará sendo comercializado o livro “A música missioneira gaúcha: a gênese, o criador e a criatura. Noel Guarany”. A publicação, da editora Martins Livreiro, com aproximadamente 430 páginas, também está disponível para compra pela internet.
Serviço
O quê? Homenagem a Noel Guarany
Quando? Terça, 13 de agosto
Hora? 20h
Local? Taverna ‘90&1’ (Rua Astrogildo de Azevedo, nº 91, Santa Maria; whats 55 9659.7845)
Valor? 20 reais antecipado
Como adquirir? Falar com Janu Uberti (cel/whats 55 99997.9025).
Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Portal das Missões e arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm