Prazo para inscrições ao seminário “60 anos do Golpe de 1964” vai até 21 de outubro
Publicada em
Atualizada em
13/09/24 17h43m
201 Visualizações
Evento do ANDES-SN acontece de 21 a 23/11, em Porto Alegre, em conjunto com o curso de Formação Política e Sindical
O ANDES-SN promove o Seminário Nacional “60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, de 21 a 23 de novembro, em Porto Alegre (RS). O seminário acontecerá em conjunto com o módulo nacional do Curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN, que tem como tema “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente”, sob a coordenação do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) e Grupo de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD). As inscrições de docentes das seções sindicais podem ser feitas até o dia 21 de outubro de 2024.
Conforme a circular nº 393/2024, encaminhada pelo Sindicato Nacional, a confirmação da participação da(o)s representantes das seções deve ser feita através do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/mUzJLaSV1Zqunduk7, até às 18h do dia 21 de outubro de 2024 (segunda-feira). A programação completa, com temas e palestrantes, será divulgada em breve.
Temas
Na manhã de quinta-feira (21/11) está previsto uma oficina de compartilhamento de experiências e fomento de ações nas seções sindicais, com a criação de comissões da verdade e desomenagens a perpetuadores de crimes, defensores e cúmplices da ditadura. No início da tarde, acontecerá a mesa “Memória, Verdade, Justiça e Reparação: ontem e hoje”. No final da tarde, as e os docentes participarão da conferência sobre "O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo".
No dia seguinte (22/11), a programação começa com a mesa “A luta por memória, verdade, justiça e reparação no Cone Sul da América Latina”. Duas mesas que integram a programação fazem parte do que foi aprovado na resolução do GTPFS para a realização de atividades conjuntas, dado o caráter formativo do Seminário. São elas: “Responsabilidade empresarial com a ditadura” e “A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI+”.
O Seminário se encerra no sábado (23/11) com um ato em homenagem ao uruguaio Enrique Serra Padrós, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falecido em 2021 e que foi um dos maiores impulsionadores na denúncia do terror de Estado instituído durante as ditaduras militares na América Latina e da luta por memória, verdade, justiça e reparação. Em seguida, ocorrerá o ato público “Memória, Verdade, Justiça e Reparação”. O dia se encerrará com uma reunião conjunta do GTHMD e da Comissão da Verdade.
Texto: Fritz R. Nunes com informações e imagem do ANDES-SN
Assessoria de imprensa da Sedufsm