Entenda como funcionam a Casa Clóvis Guterres e a sede do Centro
Publicada em
11/11/25
Atualizada em
11/11/25 16h46m
90 Visualizações
Casa de Camobi concentra serviços administrativos e financeiros e plantão jurídico ocorre nos dois locais
Desde o dia 15 de outubro, com a inauguração da Casa Clóvis Guterres, em Camobi, a Sedufsm conta com uma sede próxima ao campus e a outra, já amplamente conhecida, no centro de Santa Maria.
A Casa Clóvis Guterres está centralizando todo o serviço de secretaria e financeiro do sindicato.
Retirada de carteiras da Unimed
É neste novo local (em Camobi) que, preferencialmente, as e os docentes devem fazer a retirada de carteirinhas da Unimed, das agendas 2026, bem como obter informações sobre convênios e demais serviços. Também está sendo disponibilizado atendimento jurídico nas quintas-feiras, turno da tarde.
Para as e os docentes que optarem por pegar as carteirinhas do plano de saúde ou agendas na sede do sindicato no Centro, é necessário enviar mensagem para sedufsm@terra.com.br, marcando dia e horário, com pelo menos 24h de antecedência.
O horário de funcionamento da Casa de Camobi é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Para quem ainda não esteve lá, o endereço é rua Erly de Almeida Lima, nº 690 (paralelo à avenida Roraima, na mesma rua do Corpo de Bombeiros). Os contatos podem ser feitos pelo e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos fones (55)3222.5765 e (55)999622248.
Atendimento jurídico com agendamento
A Sedufsm está disponibilizando atendimento jurídico na Casa Clóvis Guterres todas as quintas-feiras, das 14h às 17h. Para atendimento individual é necessário que a ou o docente agende horário previamente, o que deve ser feito pelos contatos listados acima: e-mail sedufsm@terra.com.br ou telefones (55) 32225765 ou (55) 999622248.
Cabe destacar que a Casa Clóvis Guterres e a sede do Centro (rua André Marques, 665) funcionam de forma concomitante. Assim, o plantão jurídico na sede do Centro, permanece às terças-feiras pela manhã, entre 9h e 11h45, com os horários sendo agendados antecipadamente.
Reserva de espaço para reuniões

Agora, além do auditório Suze Scalcon (na sede do Centro), disponível para reserva de docentes filiados e filiadas, a Sedufsm também disponibiliza, em especial aos e às colegas que venham dos campi descentralizados (Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões), a reserva de uma sala na Casa Clóvis Guterres. Essa reserva, contudo, ficará submetida à disponibilidade de agenda.
A Casa de Camobi possui um espaço gourmet; uma biblioteca que também pode servir de sala de estudos; uma sala de reuniões com equipamentos para videoconferência. Há ainda um pátio nos fundos que dá acesso direto à Avenida Roraima. A Casa Clóvis Guterres pode ser considerada a grande casa do professor e da professora da UFSM.
Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração de Bruna Homrich
Imagens: Arquivo/Sedufsm e Dartanhan Figueiredo
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia