Retomada Kaingang Ven Ga participa de tribuna livre nesta quinta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Santa Maria
Publicada em
12/11/25
Atualizada em
12/11/25 17h42m
51 Visualizações
Atividade ocorre após atentado com fogo à comunidade indígena em 26 de outubro. Sedufsm apoia o movimento e, junto a sindicatos e movimentos sociais, cobra providências
Nesta quinta-feira, 13 de novembro, a Câmara de Vereadores de Santa Maria sediará espaço na tribuna livre da Casa para tratar do atentado ocorrido contra a Retomada Kaingang Ven Ga, no distrito da Boca do Monte. A atividade ocorre às 15h e tem como objetivo denunciar o ataque e cobrar providências das autoridades competentes. A solicitação do espaço na tribuna livre da Câmara foi realizada pelo 2º Núcleo do CPERS. A Sedufsm apoia o movimento e está contribuindo com o transporte da comunidade indígena até o local no horário da sessão.
Na noite do último 26 de outubro, a Retomada foi alvo de um incêndio criminoso: o carro da comunidade, lonas do galpão e um sofá de uso comum foram incendiados. O atentado, que colocou em risco a vida das pessoas que vivem na área, foi prontamente denunciado pelos kaingang e por movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos dos povos originários. As autoridades de segurança, de acordo com integrantes da Retomada, foram acionadas, mas não compareceram ao local.
A comunidade Kaingang Ven Ga ocupa, desde julho deste ano, área localizada na região da antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), na Boca do Monte, distrito de Santa Maria. Em audiência conciliatória realizada em agosto, foi acordada a destinação de 15 hectares do território à comunidade, mas a decisão judicial ainda é aguardada. A mesma morosidade se dá em relação à instalação de uma escola para as crianças kaingang na localidade.
A Sedufsm acompanha e apoia o movimento desde sua instalação, reafirmando o compromisso com a luta dos povos indígenas por território e justiça. Leia aqui o comunicado oficial da Retomada Kaingang Ven Ga, publicado após a primeira reunião com sindicatos e movimentos sociais, em julho deste ano, e que oficializou o apoio coletivo à Retomada.
Texto: Nathália Costa
Imagem: Vila Resistência
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia