Dilma golpeia o servidor com o Funpresp SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 02/05/12 18h37m
SVG: views 1301 Visualizações

Presidente sancionou projeto que cria Fundo de Previdência

Alt da imagem

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com três vetos, a legislação que cria a Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal). A lei foi publicada na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União" e assim oficializa mais um golpe do governo contra a previdência dos servidores públicos, avalia o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro. Para ele, a iniciativa do governo foi mais uma dentre tantas que têm escancarado o Estado brasileiro para o setor privado, como por exemplo, a criação da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

O novo regime não entra imediatamente em vigor. Isso ocorrerá quando o órgão regulador do setor de fundos de pensão no Brasil, a Previc, der o sinal verde para a constituição de cada fundo, o que deve ocorrer em até 30 dias. A partir daí, os novos servidores passarão a ser incorporados ao Funpresp. Até lá, quem for nomeado ainda estará sob o atual regime de previdência, ainda em vigor. O Funpresp não atinge os servidores antigos.

Mudanças

O atual regime de previdência dos servidores públicos federais garante aos que ingressaram no setor público até 2004 o último salário integral como benefício ao se aposentar, e aqueles que tomaram posse depois de 2005 recebem o equivalente a 80% de uma média dos maiores salários que foram recebidos.

O novo servidor que não quiser contribuir para o Funpresp receberá ao se aposentar, no máximo, o teto do INSS --hoje em R$ 3.916,20 por mês. Caso deseje receber mais ao se aposentar, o servidor poderá contribuir para seu fundo de pensão, o Funpresp, com a parcela do salário que superar o teto do INSS. Isto é, o servidor federal passará a ser enquadrado como um trabalhador da iniciativa privada da perspectiva previdenciária. A diferença é que o servidor contará com o aporte do Tesouro Nacional, que vai contribuir em igual proporção ao Funpresp em até 8,5%.

Vetos

De acordo com o texto publicado nesta quarta, a presidente vetou o ponto que previa a fiscalização do fundo dos servidores do Judiciário pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e dois parágrafos que tratavam da composição e do mandato da diretoria-executiva dos fundos de previdência. A presidente vetou os parágrafos 7º e 12º do artigo 5º, que definem a estrutura organizacional das entidades previdenciárias do setor público.

O parágrafo sete dizia que dois dos quatro membros das diretorias executivas dessas entidades seriam eleitos diretamente pelos participantes e assistidos pelo Funpresp. Já o parágrafo 12 dizia que todos os membros da diretoria eleitos teriam mandato de quatro anos.

Os parágrafos foram vetados, de acordo com descrição na seção do "Diário Oficial" porque, de acordo com a Lei Complementar 108/2001, a forma de composição e o mandato da diretoria-executiva têm de ser definidos no estatuto da entidade.

Também foi vetado um parágrafo que definia que, no caso da Funpresp-Jud, as propostas de aprovação do estatuto, de adesão de novos patrocinadores e de instituição de planos devem estar acompanhadas de manifestação favorável tanto do STF (Supremo Tribunal Federal) quanto do CNJ. De acordo com a justificativa da Presidência para o veto, "a proposta causaria assimetria em relação à forma de gestão dos Fundos dos demais Poderes".

STF

Ainda se aguarda um pronunciamento do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao Mandado de Segurança encaminhado pelo deputado João Dado (PDT-SP) com o objetivo de anular a primeira votação ocorrida na Câmara, no final de fevereiro deste ano. Pelo argumento do pedetista, a criação do Funpresp apresentou inadequação orçamentária e financeira e, por isso, deveria ter passado pela comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o que não aconteceu.

Fonte: Folha/UOL e Agência Câmara
Foto:folhadaregiao.com.br
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias