Sedufsm repudia ataques de Luciano Hang às universidades federais SVG: calendario Publicada em 09/06/26
SVG: views 88 Visualizações

Em nota, seção sindical destaca o papel da educação pública, da ciência e da UFSM no desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Alt da imagem

A diretoria da Sedufsm divulgou uma nota de repúdio às recentes declarações do empresário Luciano Hang contra as universidades federais do Rio Grande do Sul. Durante coletiva de imprensa realizada na inauguração de uma nova loja da Havan no estado, Hang afirmou que "o atraso do Rio Grande do Sul são as universidades federais". Não é a primeira vez que o empresário ataca instituições públicas de ensino superior, especialmente a UFSM, com acusações de doutrinação ideológica e alegações de mau uso de recursos públicos.

Por meio de nota, a Sedufsm contrapõe as declarações e reafirma a importância das universidades federais para o desenvolvimento científico, social e econômico tanto do estado quanto do país, destacando o papel estratégico da educação pública e da produção de conhecimento para a sociedade.

Leia a nota na íntegra:

 

NOTA DE REPÚDIO: Sedufsm repudia declarações ofensivas de Luciano Hang às universidades federais

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) manifesta seu mais veemente repúdio às declarações desrespeitosas do empresário Luciano Hang, que buscam desqualificar publicamente as universidades federais do Rio Grande do Sul. Em um ataque que demonstra profundo desconhecimento e descompromisso com o futuro do país, tais falas tentam reduzir o papel estratégico da educação pública no exato momento em que a reconstrução e o desenvolvimento social e econômico do nosso estado mais necessitam de base científica e solidariedade institucional. A ofensa proferida não atinge apenas prédios ou gestões, mas ataca diretamente a ciência e a dignidade de professores/as, técnicos/as e estudantes.

Essa tentativa de desvalorizar o ensino superior público choca-se brutalmente com a realidade factual: as universidades federais e estaduais figuram consistentemente no topo de todos os rankings de avaliação, sendo responsáveis por cerca de 90% da ciência produzida no Brasil. Mesmo sob o sufocamento de um subfinanciamento constante e de sucessivos cortes orçamentários que limitam sua atuação plena, as instituições públicas resistem e entregam à sociedade pesquisas de ponta, extensão comunitária e a formação de profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento.

Especificamente em relação à UFSM, a fala negligencia o impacto vital de uma instituição que pulsa como o coração científico e socioeconômico da região central do estado. A UFSM transforma vidas, gera desenvolvimento regional e respondeu com protagonismo e excelência técnica a todas as crises recentes que assolaram o Rio Grande do Sul. A Sedufsm reitera que não tolerará ataques infundados de indivíduos que difundem intencionalmente desinformação para obter dividendos políticos e lucros fáceis, a despeito dos prejuízos causados às instituições públicas e ao povo brasileiro. Seguiremos firmes na trincheira em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, contra o obscurantismo e em respeito à inteligência nacional.

Em defesa da educação e da ciência: a universidade pública fortalece o Rio Grande do Sul!
 

Diretoria da Sedufsm - Gestão Renova 

 

Edição: Nathália Costa

Imagens: Italo de Paula

Assessoria de Imprensa Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm vai sistematizar informações trazidas por docentes em plenárias que debateram sobrecarga de trabalho e desvio de função

SVG: calendario 09/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Questões levantadas por professoras e professores serão levadas à Reitoria e também analisadas pela assessoria jurídica

Sedufsm promove segunda plenária docente sobre sobrecarga de trabalho e desvio de função nesta terça (9)

SVG: calendario 08/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Plenária acontece em modo online para facilitar a participação da categoria em todos os campi e aprofundar o debate iniciado na semana passada

Plenária docente discute sobrecarga de trabalho, desvio de função, adoecimento e precarização na UFSM

SVG: calendario 03/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Debate com a categoria continua em plenária online na manhã da próxima terça (9); relatos serão encaminhados à Reitoria e sindicato cobrará medidas para solucionar e amenizar os problemas

Veja todas as notícias