Comandos de Greve são recebidos por secretaria da Presidência da República
Publicada em
Atualizada em
13/05/24 10h48m
344 Visualizações
Encontro aconteceu na sexta, 10, após ato “café da manhã” em frente ao Palácio do Planalto
Na sexta-feira, 10 de maio, representantes dos Comandos Nacionais de Greve do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra, foram recebidos por integrantes da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República. Os grevistas foram chamados a um encontro após a realização de um ato que ocorreu em frente ao Palácio do Planalto chamado de “Café da manhã- Lula, receba a educação federal!”.
A atividade também fez parte da agenda de mobilização do CNG do ANDES-SN. O presidente do Sindicato Nacional, Gustavo Seferian, destacou que a greve da categoria docente é uma decisão da base e cobrou do governo o rompimento com uma política de sucateamento das instituições federais de ensino, a qual abre brecha para intensificar o processo de privatização da educação.
Greve garante agenda de reuniões
A pressão do movimento grevista conseguiu o agendamento de reuniões em dois dias desta semana: segunda-feira (13) e quarta (15). Para o dia 13, o governo convocou a Mesa Setorial Permanente de Negociação no âmbito do Ministério da Educação, na qual ocorrerão duas reuniões bilaterais: a Mesa Bilateral da Educação Superior e Mesa Bilateral da Educação Profissional e Tecnológica. De acordo com a convocação, nessas mesas serão tratadas as pautas apresentadas pela bancada sindical que não têm impacto orçamentário.
“Num primeiro momento, desrespeitosamente, o governo não considerou o ANDES-SN para a segunda bilateral sobre Educação Profissional e Tecnológica, da mesma forma, não considerou o Sinasefe para a Mesa de Educação Superior. Numa ação conjunta entre ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra, as três entidades cobraram do governo a presença das entidades para ambos os espaços. Esse pleito foi acatado pelo governo e estaremos participando dos dois espaços com representação da diretoria e do CNG”, explicou comunicado enviado pelo Comando Nacional de Greve.
Segundo o CNG, apesar de se tratarem de reuniões bilaterais que vão encaminhar questões sem impactos orçamentários, será cobrada também do MEC a imediata negociação sobre a recomposição dos orçamentos para as Universidades, Institutos Federais e Cefets.
Diante da necessidade de ampliar a pressão junto ao governo no dia das reuniões (13), os comandos de greve do ANDES-SN, da Fasubra e do Sinasefe realizam um ato-vigília em frente ao MEC, a partir das 10h.
Já na quarta, 15, acontecerá a quinta reunião da Mesa Específica e Temporária do Magistério Federal, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a partir das 10h30. Nessa mesa, são tratadas as pautas negociais que tenham impacto orçamentário.
Fonte e imagens: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)