Vitória judicial: Sedufsm garante fim do custeio conjunto do auxílio pré-escolar SVG: calendario Publicada em 19/06/23
SVG: atualizacao Atualizada em 20/06/23 14h39m
SVG: views 520 Visualizações

Não cabem mais recursos na ação que beneficia docentes da UFSM

Alt da imagem

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm) obteve uma importante vitória judicial em favor das e dos docentes da UFSM. A demanda refere-se ao custeio do auxílio pré-escolar, benefício destinado a servidoras e servidores públicos federais com dependentes menores de 6 anos, visando auxiliar nas despesas com educação básica e cuidados para as crianças. Isso porque, mesmo sem previsão legal, a Administração Central impôs a docentes, a obrigação de arcar parcialmente com o custeio desse benefício, por meio de descontos em seus vencimentos.

Diante dessa situação, a Sedufsm, representada pelo escritório Wagner Advogados Associados, ingressou com uma ação judicial buscando o reconhecimento da ilegalidade dessa imposição e, consequentemente, o fim dos descontos mensais, com a posterior devolução dos valores pagos por professoras e professores nos últimos cinco anos.

Recentemente, o acórdão da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou os termos da sentença que já havia reconhecido o direito pleiteado pela Sedufsm no processo movido contra a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mais uma vez, conforme a assessoria jurídica, reafirmou-se que é obrigação do Estado garantir o atendimento educacional em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos, conforme o artigo 208, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, combinado com o artigo 54, inciso IV, da Lei nº 8.069/90.

Não cabem mais recursos no processo, que agora será encaminhado de volta à Vara de origem, onde serão realizados os cálculos dos valores devidos a docentes.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações de WAA
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm alerta sobre novas tentativas de golpe utilizando nome do sindicato e do escritório jurídico

SVG: calendario 24/07/2025
SVG: tag Jurídico
Sindicato reforça que assessoria jurídica não solicita, por qualquer meio, pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. Saiba como se proteger.

STJ reconhece que abono de permanência integra cálculo de férias e 13º salário

SVG: calendario 01/07/2025
SVG: tag Jurídico
Sedufsm tem ação judicial desde 2019 abrangendo docentes da instituição

Assessoria jurídica da Sedufsm faz pesquisa de satisfação sobre o atendimento

SVG: calendario 27/06/2025
SVG: tag Jurídico
De forma anônima, qualquer docente pode responder a questões em formulário virtual

Veja todas as notícias