História

A SEDUFSM foi constituída no final da década de 80, período que marcou a luta histórica da sociedade brasileira pela redemocratização do País. Surgia um novo movimento sindical, independente do Estado e financiado com recursos das contribuições voluntárias de seus associados. Em 1988, a nova Constituição do Brasil é aprovada e nela são assegurados os Direitos de Sindicalização e de Greve.

Neste novo cenário, o Movimento Docente começa uma discussão nacional para transformar as Associações Docentes em Sindicatos, uma vez que associações tinham finalidade social, recreativa e também reivindicatória. Na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, os(as) docentes eram representados(as) pela Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM, que não era favorável a filiar-se a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES, que em 1988 se transformara em Sindicato Nacional. A recusa da Associação local em se transformar em Sindicato levou à divisão do Movimento Docente na UFSM. Os(as) professores(as) descontentes decidiram iniciar um Movimento que aproximasse a UFSM da luta nacional.

Em 7 de novembro de 1989, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria – SEDUFSM, é fundada. Os(as) docentes reunidos em Assembleia Geral, presidida pelo professor Clovis Renan Jacques Guterres, atenderam a uma convocação da Comissão Provisória, sob a orientação do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, suplente da vice-presidência Regional Sul do ANDES-SN.

A SEDUFSM nasce com autonomia política, administrativa e financeira e passa a ser uma instância organizativa e deliberativa territorial do ANDES-SN, com o objetivo principal de organizar sindicalmente os(as) docentes da UFSM, amparado pelas prerrogativas sindicais asseguradas na Constituição Federal. Além disso, incluem-se também os objetivos de promover estudos e seminários, divulgar e enviar propostas ao Sindicato Nacional, lutar pelo ensino público e gratuito no Brasil; divulgar, junto à comunidade, problemas do ensino superior com o objetivo de obter apoio para a sua solução.

Em 1990, a SEDUFSM é referendada pelo IX Congresso do ANDES-SN. No mesmo ano, conquista seu primeiro espaço físico para atender os(as) sindicalizados(as), após solicitação feita ao então Reitor, professor Tabajara Gaúcho da Costa. A entidade instalou-se provisoriamente em uma sala do oitavo andar do Prédio da Reitoria. Mas, é em 1994 que inaugura sua Sede própria, onde permanece até hoje, na Rua André Marques, 665, no centro de Santa Maria.

SINDICALIZAÇÃO

Podem sindicalizar-se à SEDUFSM docentes ativos e aposentados, das carreiras do ensino superior e do ensino médio, técnico e tecnológico, lotados na UFSM no campus sede e demais unidades: Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Também os(as) professores(as) visitantes e substitutos(as) que estejam em efetivo exercício. Todos(as) devem se comprometer a cumprir o Regimento da Seção Sindical e as deliberações de Assembleias.

LUTAS E VITÓRIAS DO SINDICATO

Desde a sua fundação, a SEDUFSM tem sido protagonista de uma série de ações, nos campos político e jurídico, que representam ganhos concretos para a categoria docente. As vitórias e avanços obtidos através da luta sindical demonstram o quão importante é vincular-se a uma entidade representativa. Estar sindicalizado significa fortalecer a luta pelos interesses e direitos das e dos professores.

HISTÓRICO DE GREVES

Conheça o histórico e o resultados das GREVES nas Instituições Federais de Ensino , através da publicação do ANDES-SN “A Luta Sindical a partir das Greves do ANDES-SN ao Longo da História”. O material que apresenta uma linha do tempo das greves da categoria docente, a partir de 1980, se estendendo até os períodos mais recentes: 2012, 2015 e 2016, foi produzido com base em documento elaborado pela Seção Sindical dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Sindcefet-MG SSind.