Formação docente será pauta de debate promovido pela Sedufsm no próximo dia 2 de setembro
Publicada em
13/08/25
Atualizada em
13/08/25 14h33m
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Grupo de Trabalho Política Educacional (GTPE) local debate a Resolução 04/2024 do Conselho Nacional de Educação, que altera as diretrizes dos cursos de licenciatura

A Sedufsm realizará, no próximo dia 2 de setembro (terça-feira), às 17h, no Auditório Sérgio Pires (anexo ao prédio 17, CCNE), discussão sobre formação docente. Promovido pelo Grupo de Trabalho Política Educacional (GTPE) local, o encontro contará com a presença do professor Herrmann Vinicius de Oliveira Muller (UFPR), atual coordenador nacional do GTPE. A ideia é debater sobre as mudanças previstas na Resolução do Conselho Nacional de Educação 04/2024.
Segundo as novas diretrizes, os cursos de licenciatura terão que abarcar estágios desde o primeiro semestre letivo, extinguindo as chamadas práticas como componente curricular (PCC). Esta é a terceira mudança nos currículos em uma década.
A resolução também prevê aumento da carga horária da formação geral (comum a todas as licenciaturas) para 880 horas (27,5% do total). O texto recebeu diversas críticas de instituições, inclusive de Nota Técnica do Andes. Os cursos têm até maio do ano que vem para se adaptar às novas normativas.
No primeiro semestre letivo, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) fez reunião com coordenações de curso e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para discutir a resolução e encaminhar sugestões para a regulamentação das novas diretrizes. Não houve, ainda, novas discussões dentro da UFSM.
Objetivo: ampliar o debate
Belkis Bandeira, diretora da Sedufsm e integrante do GTPE local, explica que “o intuito do evento é ampliar o debate acerca do contexto de disputa entre diferentes paradigmas de formação que estão postos e os impactos destas propostas nos cursos de formação de professores. “Afinal, que profissional queremos formar e para atender a quais interesses?”, questiona.
Nesse sentido, Belkis faz um convite enfático para a categoria docente, em especial às coordenações dos cursos de licenciatura e seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), para que “ampliemos estas discussões e pensemos formas de coletivamente posicionarmo-nos diante destas mudanças.”
Texto: Neila Baldi e Fritz Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
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