Diversidade da Dança da UFSM em duas noites no Caixa Preta SVG: calendario Publicada em 31/10/25
SVG: views 388 Visualizações

Curso de Dança-Licenciatura promove a XI Noite da Dança e a Mostra de Espetáculos de Formatura, quinta e sexta, às 19 horas

Alt da imagem

Para quem gosta de dança, tem duas oportunidades de apreciar as produções locais na próxima semana. Na quinta (6), às 19 horas, no Teatro Caixa Preta, ocorre a XI Noite da Dança e na sexta (7), no mesmo horário e local, a Mostra de Espetáculos de Formatura. Ambos os eventos são gratuitos, com ingressos pela plataforma Sympla, e são organizados pelo Curso de Dança-Licenciatura.

Na quinta-feira, 6 de novembro, ocorre a XI Noite da Dança, um projeto de extensão que visa levar à comunidade as produções cênicas de docentes e discentes do Curso de Dança-Licenciatura, criado para estimular a pesquisa cênica. Neste semestre, a mostra terá mais de 10 coreografias, entre obras desenvolvidas na Dança-Licenciatura, mas também na Dança-Bacharelado.

Durante pouco mais de uma hora, poderão ser apreciadas coreografias de dança contemporânea, dança moderna, balé clássico, jazz, dança afrobrasileira e danças gaúchas. Entre as temáticas abordadas, a enchente do ano passado, questões de gênero, as vivências dentro da Universidade e despedidas.

Na sexta, 7 de novembro, ocorre a Mostra dos Espetáculos de Formatura da Dança-Licenciatura. Serão apresentadas quatro obras coreográficas, de diferentes concepções estéticas. A duração da mostra tem aproximadamente uma hora e dez minutos.

A noite começa com uma obra de dança moderna.  “O bailarino que voa sabe em qual direção sabe voar” de William Nienow,  que conta a história da Harpia brasileira, em uma metáfora para a vida. Posteriormente, será encenada “MixTape", que discute  a fusão entre o ritmo urbano e a contemporaneidade dos gestos. A estudante Maria Valentina Messa apresenta “(Co)rpos que traçam”, composição coreográfica que enxerga o espaço como um campo de possibilidades para produzir rastros em movimento, explorando trajetórias que se perdem, se cruzam e se reencontram. A noite se encerra com “O convite” de Gabriel Machado. A obra discute o movimento que nasce dos anseios que atravessam o corpo e o corpo que responde e adora através da dança. Mas como dançar quando o sagrado também habita o humano?

Os cursos de Dança da UFSM foram criados em 2012, com funcionamento desde o ano seguinte. As mostras cênicas visam apresentar à comunidade um pouco do que é produzido dentro da Universidade. E semana que vem é uma oportunidade de se deliciar com as produções de docentes e estudantes.

 

SERVIÇO

 

 

 

Texto: Neila Baldi

Imagem: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Dicas culturais para um final de ano alegre e reflexivo

SVG: calendario 19/12/2025
SVG: tag Cultura
Ler ‘O talentoso Ripley’, assistir ‘Dias perfeitos’ e ouvir ‘Songs from the big chair’

Arte e cultura na Vila Resistência

SVG: calendario 12/12/2025
SVG: tag Cultura
Programação cultural marca inauguração de escolinha neste domingo, 14 de dezembro

Medos individuais e coletivos expressados através da dança

SVG: calendario 05/12/2025
SVG: tag Cultura
Espetáculo “Nome do medo” estará em cartaz neste sábado, 6 de dezembro, na UFSM

Veja todas as notícias