Martha Adaime é a primeira mulher a assumir a reitoria da UFSM SVG: calendario Publicada em 07/01/26
SVG: atualizacao Atualizada em 07/01/26 09h47m
SVG: views 675 Visualizações

Pró-reitoras e reitores e chefia de gabinete também assumiram durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (6) no Centro de Convenções da universidade

Alt da imagem

A professora Martha Adaime e o professor Tiago Marchesan assumiram a Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos cargos de reitora e vice-reitor, em cerimônia de transmissão de cargo e posse da nova gestão, realizada no Centro de Convenções, na manhã desta terça-feira (6 de janeiro). Martha é a primeira mulher, em 65 anos, a estar à frente da reitoria da instituição. 

A nomeação oficial de Martha como reitora foi decretada no dia 18 de dezembro de 2025, conforme publicação no Diário Oficial da União. O documento, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, definiu que Adaime assumiria o cargo a partir de 25 de dezembro de 2025, passando a exercer a Reitoria da UFSM no período de 2025 a 2029. No dia 26 de dezembro de 2025, já como reitora, ela assinou a nomeação do professor Tiago Marchesan como vice-reitor da Instituição. 

O início da cerimônia de posse foi marcado pela transferência do colar reitoral, entregue a Martha pelo ex-reitor Luciano Schuch. Na sequência, Martha entregou o termo de posse ao professor Tiago Marchesan. Esse primeiro momento foi encerrado com a entrega dos termos de posse ao chefe de gabinete e pró-reitores.


Despedida da antiga gestão

Após a transmissão do cargo, Luciano Schuch realizou um pronunciamento no qual ressaltou a importância da UFSM eleger sua primeira mulher reitora após 65 anos de existência. O ex-reitor também retomou momentos de dificuldades e avanços durante sua gestão e destacou a comunidade acadêmica como principal fator transformador da Universidade.

Na sequência, o vice-reitor Tiago Marchesan discursou. Assim como Schuch, destacou o fato de Martha Adaime ser a primeira mulher eleita para a Reitoria da UFSM e prestou homenagem à reitora. “Falar de Martha como gestora é recolher sua competência diante de desafios. Mulheres enfrentam estereótipos e desafios, e ainda sim permanecem fortes”. Em sua fala, Tiago ressaltou o alcance da Universidade para além de suas fronteiras. Segundo ele, a UFSM vai além de uma simples formação profissional e acadêmica, ela é um motor social que concretiza mudanças reais. Além disso, o vice-reitor agradeceu a confiança da comunidade acadêmica no plano de gestão. Como forma de fortalecer o diálogo proposto em campanha, Tiago revelou que, em breve, a gestão realizará um seminário para “dar o primeiro passo”. 

A cerimônia foi encerrada com o discurso da reitora Martha Adaime, que iniciou sua fala relembrando o professor José Mariano da Rocha Filho, fundador da UFSM. Na ocasião, Martha parafraseou José Mariano. “Ele dizia ‘não acreditamos em tempos difíceis, mas em trabalho árduo, muita dedicação e fé no futuro’”. 

Nesse sentido, a reitora afirmou que “assume essa Reitoria com honra, responsabilidade e emoção”. Segundo ela, o momento é histórico tanto em âmbito pessoal quanto institucional. “Esse ato é simbólico, político, social e coletivo. Cheguei aqui sustentado por muitas mãos. Agradeço a todas que lutaram para que eu chegasse aqui se fosse possível. Essa universidade nasceu longe das grandes cidades e se tornou um projeto de justiça social, pois é um lugar onde muitos são os primeiros de suas famílias a acessar o ensino superior, assim como eu”, contou.

Por fim, Martha ressaltou que, como mulher, leva para a gestão o compromisso de ampliar vozes e transformar trajetórias dentro da UFSM. “A presença de mulheres na gestão é um direito conquistado”. A professora ainda desejou que a UFSM “transforme barreiras em pontos que nos levem para o futuro”.

A cerimônia também foi prestigiada por autoridades e representantes municipais, estaduais e federais, do Ministério da Educação, instituições de ensino e do exército. O presidente da Sedufsm, professor Everton Picolotto, também esteve presente na cerimônia representando a diretoria do sindicato. 


Relembre a trajetória até a posse

A votação que definiu Martha Adaime e Tiago Marchesan como os nomes para assumir a gestão da Universidade foi realizada em junho de 2025. Na ocasião, a chapa recebeu 57,73% dos votos válidos registrados na consulta pública.  Após a votação realizada com a comunidade acadêmica, os Conselhos Superiores da UFSM se reuniram em julho de 2025 para a votação dos nomes que compõem a lista tríplice para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição.

Na ocasião, a lista tríplice foi formada por Martha Adaime, Tiago Marchesan e Cristina Nogueira, também professora da UFSM. Dos 101 votos contabilizados pelos conselheiros, 91 votos foram para que Martha assumisse o cargo de reitora e 89 para que Tiago assumisse a vice-reitoria.

Pró-reitoras/reitores e chefia de gabinete da nova gestão são nomeados

Durante a cerimônia, os pró-reitores e pró-reitoras e a chefia do Gabinete da Reitoria da nova gestão também foram nomeadas e nomeados por meio da entrega dos termos de posse. Confira abaixo a lista dos integrantes para cada setor.

Gabinete da Reitoria:

Chefia de Gabinete da Reitoria – Flavi Lisboa Filho
Assessoria do Gabinete –  Isis Portolan dos Santos
Secretaria do Gabinete – Daniele Rizzetti
Pró-Reitorias Administrativas:

Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) – Vinicius Jacques
Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) – André Lubeck
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – Frank Casado
Pró-Reitoria de Administração (PRA) –  Isabel Scherer
Pró-Reitorias Acadêmicas:

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) – Cristina Wayne Nogueira
Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA) – Daniel Bernardon
Pró-Reitoria de Extensão (PRE) – Milena Freire de Oliveira-Cruz
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – Jaciele Sell
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) – Claudia Barin

Sobre Martha e Tiago

Martha Adaime construiu sua trajetória na UFSM ao longo de quase quatro décadas, iniciada ainda aos 16 anos, quando ingressou como estudante do curso de Química Industrial. Após a graduação, realizou formação acadêmica fora da instituição, com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), retornando posteriormente à UFSM por meio de concurso público como docente do Departamento de Química.

Ao longo de sua trajetória, atuou de forma intensa no ensino, na pesquisa e na pós-graduação, além de assumir diferentes funções administrativas, como vice-diretora e diretora de centro, pró-reitora de Planejamento, pró-reitora de Graduação por sete anos, chefe de gabinete e vice-reitora. A trajetória completa de Adaime pode ser conferida em episódio da série Direto do Gabinete.

Tiago Marchesan também construiu sua trajetória acadêmica na UFSM, a partir da graduação em Engenharia Elétrica, concluída em 2003, e do doutorado na mesma área, obtido em 2007, com estágio na Universidad de Oviedo, na Espanha. Professor associado da UFSM e docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, atua na formação de pesquisadores e na pós-graduação.

Ao longo da carreira, exerceu funções de gestão acadêmica e institucional, como a Coordenação de Transferência de Tecnologia da UFSM e a direção do Centro de Tecnologia, além de integrar conselhos ligados à inovação e ao desenvolvimento institucional.

 

Texto: Pedro Moro/Mariana Henriques - Agência de Notícias da UFSM (edição Nathália Costa)

Imagem: Paulo Baraúna 

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conselhos Superiores referendam Martha e Tiago à Reitoria da UFSM

SVG: calendario 18/07/2025
SVG: tag Eleição UFSM 2025
Sedufsm avalia positivamente decisão tomada na manhã desta sexta, 18, e que será encaminhada ao MEC até final de agosto

Chapa 2, Martha e Tiago, vence consulta à reitoria da UFSM

SVG: calendario 25/06/2025
SVG: tag Eleição UFSM 2025
Martha será a primeira mulher a assumir o cargo de reitora na UFSM

Pesquisa à reitoria da UFSM acontece nesta quarta, 25 de junho

SVG: calendario 24/06/2025
SVG: tag Eleição UFSM 2025
Voto é eletrônico, acontece das 7h às 22h, e segmentos optarão entre duas chapas

Veja todas as notícias