Quatro chapas inscrevem-se para o pleito à direção do ANDES-SN SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/04/23 15h31m
SVG: views 2877 Visualizações

Apresentação dos triunviratos de cada chapa ocorreu nesta sexta-feira, 10, durante o 41º Congresso

Alt da imagem

Quatro chapas inscreveram-se para concorrer ao pleito que definirá a próxima direção do ANDES-SN. As inscrições ocorreram nesta sexta-feira, 10, durante a plenária do Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras do 41º Congresso do ANDES-SN.

Conheça, abaixo, o triunvirato de cada uma das chapas:

Chapa 1 - ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar 

Presidente: Gustavo Seferian

Secretária Geral: Francieli Rebelatto

1º Tesoureiro: Jennifer Susan Webb Santos

"Saber se inserir na realidade sem adesionismos, sem sucumbir a atentados à autonomia e independência de classe. Sem recair em políticas de natureza sectárias, que isolam a nossa luta. Isso passa por promover a maior participação, a intensa acolhida, o reconhecimento de todos, todas e todes no seio da nossa categoria, nos anseios de nossa classe. O enfrentamento às opressões se coloca como central em nosso projeto político, e não daremos um passo atrás", disse Seferian em sua fala de apresentação da chapa ao plenário do 41º Congresso. 

Chapa 2 - ANDES-SN Classista e de Luta 

Presidente: André Rodrigues Guimarães

Secretária Geral: Celeste Pereira

1º Tesoureiro: Welbson do Vale Madeira

"Representamos uma unidade construída a partir do diálogo com todos os setores que reivindicam um ANDES-SN classista e de luta. Temos um princípio em comum: a luta pela independência de classe e autonomia perante a partidos, governos, patrões e reitorias. Precisamos construir uma alternativa para a classe trabalhadora, junto à informalidade, negros e negras, lgbtqia+, pessoas com deficiências", disse André Guimarães. 

Chapa 3 - Renova Andes 

Presidente: Luís Antonio Pasquetti

Secretária Geral: Eleonora Ziller Camenietzki

1ª Tesoureira: Erika Suruagy

“Nossa chapa pretende recolocar o ANDES-SN naquilo que é a centralidade da categoria docente, questões que mexem com a categoria, como salário, carreira e condições de trabalho”, disse Pasquetti, que dividiu a fala com Eleonora e Erika. “É preciso desengessar, desburocratizar, abrir o ANDES-SN para um novo país e uma nova realidade. O ANDES-SN precisa crescer em termos de proporção de professores filiados e filiadas ao seu sindicato”, disse Eleonora.

Chapa 4 - ANDES-SN classista: romper com a capitulação para lutar por salários, direitos e pelo socialismo

Presidenta: Soraia de Carvalho

Secretário Geral: Raphael Góes Furtado

1ª Tesoureira: Gisele Cardoso Costa

“Entendemos que essa conjuntura nos desafia a erguer muito alto a bandeira da independência das organizações sindicais perante o Estado. Essa ideia de que estamos todos dentro de uma frente ampla é uma máscara, porque o orçamento não é dividido igualmente. É o dever de um sindicato classista manter sua independência e trabalhar pela unidade dos explorados e oprimidos desse país. Além de discutir nossas bandeiras, temos que discutir nossos métodos e práticas", disse Soraia. 

Regimento Eleitoral

Na mesma plenária, as e os congressistas aprovaram o Regimento Eleitoral das eleições para a próxima diretoria do Sindicato Nacional – biênio 2023/2025. O pleito será realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2023 nas seções sindicais de todo o país. A nova diretoria será empossada durante o 66º Conad, a ser realizado no próximo mês de julho em Campina Grande, Paraíba. 

41º Congresso

O 41º Congresso do ANDES-SN teve início na segunda-feira, 6 de fevereiro, e foi encerrado nesta sexta-feira, 10, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

A Sedufsm esteve representada por uma delegação eleita em assembleia de base e composta por: Ascísio Pereira (delegado, presidente da seção sindical), Márcia Morschbacher (delegada, vice-presidente da seção sindical), Liane Weber (delegada, diretora da seção sindical), Simone Gallina (delegada, diretora da Sedufsm), Hugo Blois Filho (delegado, docente da base), Maristela Souza (delegada, base da Sedufsm), Adriano Figueiró (delegado, conselheiro da Sedufsm), Gihad Mohamad (delegado, base da Sedufsm), Fabiane Costas (delegada, conselheira da Sedufsm), José Luiz de Moura Filho (observador, conselheiro da Sedufsm), Luciana Carvalho (observadora, base da Sedufsm).

Texto: Bruna Homrich

Foto 1: Nattércia Damasceno

Demais fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comissão Eleitoral Central promulga resultado da eleição ao ANDES-SN

SVG: calendario 18/05/2023
SVG: tag ANDES - Eleição 2023
Chapa 1 é confirmada como vencedora do pleito para o biênio 2023-2025

Comissão Eleitoral indica vitória da chapa 1 no pleito do ANDES-SN

SVG: calendario 15/05/2023
SVG: tag ANDES - Eleição 2023
Proclamação oficial do resultado deve ocorrer nesta terça, 16 de maio, após análise de recursos de chapas

Foi dada a largada para a escolha da nova diretoria do ANDES-SN

SVG: calendario 10/05/2023
SVG: tag ANDES - Eleição 2023
Eleições para o Sindicato Nacional iniciaram nessa quarta, 10, e seguem na quinta, 11

Veja todas as notícias