Eleições do ANDES-SN: Chapa 1 vence o pleito para a direção no biênio 2025-2027
Publicada em
13/05/25
Atualizada em
13/05/25 10h41m
274 Visualizações
Com 6.453 votos, a chapa “ANDES pela base: diversidade e lutas” assume a direção do Sindicato Nacional; na base da Sedufsm, disputa foi acirrada

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou, ao final desta segunda-feira (12), o resultado oficial das eleições para a diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). A votação ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, em instituições das bases de todo o país.
Com um total de 6.453 votos, a Chapa 1 – “ANDES pela base: diversidade e lutas” – foi a vencedora do pleito, eleita para a direção do sindicato no biênio 2025-2027. Em segundo lugar, a Chapa 4 – “Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional” – obteve 3.575 votos. Em seguida, a Chapa 2 – “RENOVA ANDES”, 2.390 votos; e a Chapa 3 – “ANDES-SN Classista e de Luta”, 2.015 votos. Ao todo, 14.798 docentes participaram da eleição, que também registrou 145 votos em branco e 220 nulos.
Posse será em julho - A posse da nova diretoria ocorrerá durante a plenária de abertura do 68º Conad, que será realizado entre os dias 11 e 13 de julho, em Manaus (AM). A presidência da entidade será assumida por Cláudio Anselmo de Souza Mendonça (UFMA), acompanhado pelas vice-presidentas Caroline de Araújo Lima (UNEB), Letícia Carolina Nascimento (UFPI) e Annie Schmaltz Hsiou (USP). Confira a nominata completa aqui na no site do ANDES-SN.
Na base da Sedufsm, a disputa foi equilibrada
A apuração do processo eleitoral da base da Sedufsm ocorreu na tarde da última sexta-feira, 9 de maio, na sede do sindicato em Santa Maria. A votação foi realizada em todos os campi da UFSM: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Participaram do processo eleitoral 152 docentes sindicalizados. Também foram registrados quatro votos em trânsito. O resultado local revelou uma disputa acirrada entre três chapas: a Chapa 3 recebeu 48 votos, seguida pela Chapa 4 com 46 votos, e pela Chapa 2 com 39 votos. A Chapa 1, vencedora nacional, obteve 14 votos na Sedufsm. Houve ainda dois votos em branco e três nulos.
Para Cleder Fontana, presidente da Comissão Eleitoral Local, o índice de participação ficou dentro do esperado. "Não ficou aquém do que já se registra em outros pleitos, apesar de ser um número que poderia ter sido maior. É um convite à base para se envolver mais nesses processos eleitorais", afirmou. Segundo Cleder, a comissão avaliou os locais e horários de votação com o objetivo de facilitar a participação em futuros pleitos. “Pensamos em ampliar horários e garantir condições para facilitar que docentes de todos os campi pudessem participar”, completou.
Texto: Nathália Costa (com informações de ANDES-SN)
Imagens: Nathália Costa
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
