Parlamentares ressaltam que Reforma Administrativa foi criada para atender interesses do mercado financeiro SVG: calendario Publicada em 16/10/25
SVG: atualizacao Atualizada em 16/10/25 09h55m
SVG: views 610 Visualizações

Em audiência pública na Câmara Federal ficou evidente que projeto apresentado pela direita foi sob encomenda

Alt da imagem
Audiência pública na Câmara Federal aconteceu na terça, dia 14 de outubro

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público promoveu, na última terça-feira (14) audiência pública (disponível neste link ), na Câmara Federal, sobre a Reforma Administrativa.  No encontro, parlamentares comentaram que o relatório não foi criado pelo Grupo de Trabalho, mas pelo próprio deputado Pedro Paulo (PSD/RJ), com o apoio de Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). Segundo eles, a proposta foi feita por meio da ONG “Pessoas à frente”, da Fundação Lehmann, e conta com lobby da Febraban.

A atividade, uma reunião conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Administração e Serviços Públicos, teve a participação de parlamentares do PT, PCdoB e PSOL, além da presença de representações de 31 sindicatos ou centrais sindicais, entre esses, o ANDES-SN.

O texto da PEC da Reforma Administrativa foi apresentado como resultado do GT que, segundo informações repassadas, não participaram da redação e só tiveram acesso ao conteúdo quando o documento foi distribuído na Câmara. Atualmente, a proposta conta com 79 assinaturas de parlamentares. São necessárias 92 para que o texto seja protocolado oficialmente. Entre as pessoas que participaram há um consenso de que, para avançar, a PEC precisa, além das assinaturas, de uma manobra do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para que “apensada” a outra PEC pronta para ir ao plenário, porque, do contrário, ficaria para 2026, ano eleitoral.

Mobilização

A audiência reforçou a importância da mobilização unificada das categorias das e dos servidores públicos e das centrais sindicais. Por isso, no próximo dia 29 haverá a Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa.

Em Santa Maria, a Sedufsm está organizando mobilização dias 29 e 30 de outubro. Além disso, nesta quinta (16), ocorre panfletagem nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e, no sábado (18), no evento ‘Juntos somos mais’, em conjunto com o Sinprosm e CPERS. A diretoria da seção sindical também solicitou audiência pública na Câmara Municipal e está agendando plenárias nos centros de ensino. 

“É importante que os professores e professoras se mobilizem contra a Reforma Administrativa e se informem sobre os ataques não apenas ao serviço público, mas ao Estado democrático de direito. A proposta prevê, por exemplo, que cargos sejam extintos por decreto presidencial, no canetaço. Ou seja, o que vemos o Trump fazer hoje nos Estados Unidos da América, exonerando seus adversários, poderemos vivenciar aqui”, afirma a secretária-geral da Sedufsm, Neila Baldi.

Alerta sobre os riscos

O debate foi solicitado pelas deputadas Ana Pimentel (PT/MG), Luciene Cavalcante (PSOL/MG) e Rogério Correia (PT/MG). No encontro, os participantes destacaram que a proposta representa um risco à qualidade do atendimento à população e à estabilidade das e dos servidores, pilares fundamentais para a imparcialidade e eficiência do Estado.

A proposta de reforma inclui novos critérios de remuneração e de progressão nas carreiras, avaliações de desempenho periódicas e mudanças nos concursos públicos e nas regras para contratação de trabalhadores temporários. Leia mais aqui sobre a plenária que ocorreu no Centro de Educação em que foram discutidos mais detalhes sobre o projeto de Reforma Administrativa.

Uma outra audiência pública está marcada para o dia 21 de outubro, que debaterá o tema da Gestão de Desempenho.

Com informações do Sinasefe, Fasubra e Agência Câmara de Notícias.


Edição: Fritz R. Nunes

Foto: Sinasefe Nacional

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Reforma Administrativa: Sedufsm pede que reitoria da UFSM leve a pauta à Andifes

SVG: calendario 25/11/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Em reunião, sindicato pleiteou – e conseguiu – espaço para alertar sobre a Reforma Administrativa no CEPE e CONSU

Sedufsm leva debate sobre Reforma Administrativa ao departamento de Administração da UFSM

SVG: calendario 24/11/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Diretor alertou docentes sobre manobra regimental de deputados para votarem PEC 38 ainda este ano

Audiência pública na Câmara rejeita projeto de Reforma Administrativa

SVG: calendario 21/11/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Sindicatos elaborarão documento para buscar assinatura de vereadoras e vereadores e depois encaminhar à Câmara Federal

Veja todas as notícias