Conselho da UFSM avalia suspensão do calendário na quarta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/06/12 00h43m
SVG: views 812 Visualizações

Membros do CEPE se reúnem extraordinariamente semana que vem

Alt da imagem

A suspensão do calendário acadêmico da UFSM não foi votada na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da manhã desta sexta-feira, 1º. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) conseguiu que a pauta fosse incluída, pois, incialmente, seriam discutidos somente assuntos relativos a concursos públicos. Em greve desde quarta, 30, o segmento discente pede a suspensão do calendário, visto que muitos são prejudicados, pois há professores que não aderiram e os alunos correm o risco de ter aula no período de greve e também nas férias de julho.

Entretanto, a direção do CEPE argumentou que a pauta deveria ter sido proposta em até 48h antes dos conselheiros se reunir, a fim de poder ser aprovada pela Comissão de Legislação e Normas (CLN). Como contraposição à proposta do DCE, também foi dito que os conselheiros ainda não tinham consultado os centros de ensino. Sendo assim, foi marcada uma reunião do CEPE, de caráter extraordinário, para a próxima quarta-feira, 6, às 14h. A suspensão do calendário acadêmico será a única pauta a ser discutida.

Durante a reunião dessa manhã, o movimento estudantil fez-se presente, permanecendo até o fim da reunião do Conselho. O DCE, entidade que representa os estudantes no CEPE, questionou a distribuição das verbas para o REUNI e pontuou questões relativas à precarização da assistência estudantil, paridade nos Conselhos, entre outros pontos.

Também ficou definido pelo CEPE a elaboração de uma nota pública que contenha reivindicações como a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública e a necessidade de uma expansão com qualidade. A tarefa ficou a cargo de um representante estudantil, dos professores e dos técnico-administrativos.

Manifestação no arco da UFSM

Na manhã desta sexta-feira, cerca de 100 pessoas, entre docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes da UFSM, realizaram ato no arco de entrada da universidade. A atividade, convocada pelos estudantes, tinha como objetivo cobrar a suspensão do calendário acadêmico na UFSM, referendando, assim, a greve de docentes e estudantes.

Além de trazer a reivindicação a toda a comunidade acadêmica, a manifestação objetivava em especial pressionar os membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM, com reunião programada para as 8h no prédio da reitoria. Próximo ao horário da reunião, os manifestantes saíram em caminhada até a reitoria para entregar formalmente a solicitação de suspensão do calendário.

O presidente da SEDUFSM e diretor eleito do ANDES-SN, Rondon de Castro, esteve presente no ato e ressaltou o importante apoio dos estudantes. “O apoio dos estudantes é muito importante, afinal a universidade é um ambiente compartilhado por todos e a melhoria desse ambiente beneficiará a todos, sem exceções. Contudo, quando os estudantes saem do apoio e dão um próximo passo, deflagrando uma greve, fica evidente que eles não apenas apoiam a nossa luta, mas também querem lutar ao nosso lado.”

Greve na UFSM

Em greve desde a última segunda, 28, os docentes da UFSM receberam o apoio dos estudantes, que deflagraram greve em assembléia geral na última quarta, 30. Os técnico-administrativos em educação aprovaram na última quinta, 31, indicativo de greve para 11 de junho.

Texto e fotos: Bruna Homrich (estagiária) e Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias