Docente e servidor de Instituto Federal iniciam greve dia 13 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/06/12 10h38m
SVG: views 606 Visualizações

Base do Sinasefe aprovou paralisação por ampla maioria

Alt da imagem
Decisão no Sinasefe fortalece ideia de greve conjunta na educação federal

Os docentes e servidores técnico-administrativos dos Institutos Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica entram em greve a partir desta quarta, 13 de junho, por tempo indeterminado. A decisão – que ocorreu na tarde da última quarta, 6, durante a 109ª Plenária Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), por ampla maioria, fortalece a proposta de uma greve conjunta do setor da educação e das entidades dos servidores públicos federais reunidas na Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais (CNESF).

Os 61 delegados participantes da plenária, realizada em Brasília, definiram também os eixos principais de uma pauta de reivindicações com mais de dez itens a ser apresentada ao governo federal. Na pauta, além do reajuste emergencial, da reestruturação de carreira docente e do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), a categoria vai lutar pela destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública e a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Este ano, as entidades do campo da educação decidiram realizar uma greve conjunta em razão de o governo não ter atendido aos acordos firmados com as categorias e também porque elas lutam por objetivos comuns, como, por exemplo, a reestruturação da carreira única para os docentes da rede federal.

A primeira entidade a paralisar suas atividades foi o Sindicato dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andes-SN), em 17 de maio, e, em seguida, os estudantes de várias universidades públicas. A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) também entra em greve nesta segunda-feira. Com a decisão da Plenária, o Sinasefe completa e integra o conjunto das categorias que lutam por melhores condições de salário e de trabalho da educação. Além dos 61 delegados, que representam 41 seções sindicais, estiveram presentes 37 observadores.

Texto e foto: Site do Sinasefe
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias