Assembleia aprova paralisação em 24 de agosto SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/08/11 19h04m
SVG: views 676 Visualizações

Indicativo de greve nacional não chegou a ser apreciado

Alt da imagem

Durante a assembleia convocada pela seção sindical (SEDUFSM), na tarde desta quinta, 18, os professores aprovaram uma paralisação das aulas no dia 24 de agosto. A decisão segue orientação da Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais (CNESF), que tem marcada uma Jornada de Lutas como forma de pressão ao governo para a próxima semana. O indicativo de greve nacional da categoria não foi apreciado por ter havido entendimento de que a mobilização ainda é insuficiente e, também, porque as negociações com o governo federal continuam transcorrendo. Uma nova reunião entre o sindicato nacional (ANDES-SN) e o ministério do Planejamento deve acontecer nesta sexta, 19. O livro de presenças da assembleia registrou a participação de 28 professores.

A posição da categoria na UFSM será levada neste sábado, 20, a Brasília, pelo presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro. Na reunião do setor das federais do ANDES-SN deverá ser avaliado o quadro em relação à rodada de assembleias gerais de professores de todo o país. Docentes de pelo menos duas instituições já estão com greves marcadas: Federal do Paraná e Federal do Piauí. Na Federal de Tocantins, a greve iniciou ainda no final de junho.

Durante a assembleia, que ocorreu no auditório Sérgio Pires, houve uma avaliação unânime de que o que foi apresentado em termos de propostas até agora, pelo governo, é insuficiente, pois além de pouca repercussão financeira, mantêm as distorções na carreira surgidas em 2006, a partir da criação da classe de professor Associado. Ao mesmo tempo, prejudica especialmente os docentes de menor titulação e os que se encontram aposentados.

De forma sintética, o que o governo apresentou se resume em:

- Incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas);
- Incorporação da Gratificação de Atividade do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt);
- Correção de 4% na tabela salarial do Magistério Superior, só que a partir de julho de 2012.


Mobilização e Marcha

Na assembleia também foi aprovada a uma comissão de mobilização para a organização de atividades com o objetivo de trazer os professores para o debate, não apenas sobre a greve, mas para as próprias questões que permeiam as reivindicações, como a de uma política de carreira para os professores. A comissão deverá se reunir na próxima segunda, 16h, em local ainda a ser informado. Dentre as sugestões levantadas na reunião desta tarde, a realização de “aulas em praça pública”.

Também ficou definido na plenária que os docentes irão participar da “marcha dos servidores federais”, junto com a ASSUFSM, entidades estudantis e outras representações do funcionalismo público, que acontecerá na próxima quarta, 24. A marcha sairá às 13h do trevo da Avenida Dores, próximo ao Fórum de Santa Maria.

Faz parte ainda da mobilização da categoria docente um seminário organizado pela SEDUFSM que discutirá sexta (19) à noite e sábado (20) pela manhã, os temas de Carreira, Política Salarial e Previdência. Sobre Carreira e Salário, na sexta, às 19h, fala o diretor da Regional Sul do ANDES-SN, professor Claudio Tonegutti, juntamente com o professor da UFSM e diretor regional do ANDES-SN, Carlos Pires, e no sábado, 9h, o economista Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da Dívida, que abordará a Previdência Complementar, junto com o advogado Heverton Padilha. O evento, que é aberto à comunidade, ocorre no auditório da SEDUFSM (André Marques, 665)
.
Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Mathias Rodrigues
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

XXIV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

SVG: calendario 09/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento que aconteceria dias 24 e 25 de maio foi suspenso devido a eventos climáticos

Diretoria da Sedufsm divulga nota de solidariedade às vítimas da catástrofe socioclimática no RS

SVG: calendario 06/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“Infelizmente, estamos diante de mais uma catástrofe previsível”, ressalta o texto

Veja todas as notícias