Magistério pode ter reajuste do piso inferior em 2013 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/10/12 18h23m
SVG: views 393 Visualizações

Dos 21% esperados, aumento pode cair para menos de 7,86%

Alt da imagem

Os professores estaduais, que deveriam receber um reajuste de 21% em 2013, podem ver seu aumento ficar abaixo dos 7,86% concedidos em 2010. A justificativa apresentada para a queda no índice é de que a arrecadação de tributos pelo governo diminuiu no ano de 2012, mas, segundo o Ministério da Educação (MEC), a taxa só será fixada no fim do ano. “Qualquer avaliação sobre o volume de reajuste, ou de eventual mudança na fórmula, é precipitada”, diz a pasta.

Atualmente, segundo a lei, o piso é atualizado de acordo com a variação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo a propaganda oficial do governo, a diminuição dos tributos causada pela desaceleração da atividade econômica motivou a queda nas projeções de reajuste salarial para os docentes, pois comprometeu a alimentação do Fundo.

A lei que define a correção do piso pelo Fundeb existe desde 2008, mas vem sendo continuamente contestada por diversos governantes. No mês passado, seis governadores, incluindo Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, entraram na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), questionando o índice de reajuste e propondo trocá-lo pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc). Para o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a troca do índice de reajuste é inaceitável, pois ‘o trabalhador precisa ter aumentos reais’. Ele argumenta que melhorar os vencimentos iniciais dos professores contribui para tornar a carreira mais atrativa.

Entretanto, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) defendem a troca do índice. O prefeito de Vitória (ES), João Coser, argumenta a posição dizendo que “o modelo atual torna o salário do professor impagável com o passar do tempo”.

Fonte: Estadão
Foto: http://smedinfantilcastro-nanci.blogspot.com.br/
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias