Docentes voltam a se reunir em assembleia SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 25/10/12 17h14m
SVG: views 592 Visualizações

Plenária na segunda, 29, discutirá temas como o PL 4368/12

Alt da imagem
Professores se reunirão no Auditório Sérgio Pires na primeira assembleia pós-greve

Depois da última assembleia, que ocorreu no dia 14 de setembro e que suspendeu a greve iniciada em 28 de maio, os docentes voltam a se reunir na segunda, 29 de outubro. A plenária, que inicia às 16h, no Auditório Sérgio Pires (prédio 17, campus da UFSM), terá como um dos temas para discussão o projeto de lei 4368/12, enviado pelo governo ao Congresso Nacional, tratando do reajuste e de alterações na carreira tanto do Magistério Superior (MS) como do Ensino Básico e Tecnológico (EBTT).

O projeto de lei, conforme consta no site da Câmara Federal, recebeu um total de 76 emendas parlamentares, que precisam ser avaliadas e depois debatidas antes do processo de votação.

Ainda relacionado aos temas surgidos durante a greve, a pauta inclui avaliações sobre as assembleias descentralizadas, experiência posta em prática durante o recente movimento paredista, discussões sobre o Comando Local de Mobilização (que substituiu a atuação do Comando de Greve) e também mais informações sobre a convocação de uma assembleia estatuinte na UFSM.

A assembleia desta segunda-feira foi precedida de reuniões entre diretoria da SEDUFSM e os integrantes do Comando Local de Mobilização, e a pauta foi discutida conjuntamente. O objetivo é que as reuniões continuem acontecendo regularmente, tendo em vista de que, mesmo após a greve, a mobilização deve continuar.

A diretriz para essa mobilização permanente partiu de orientação nacional no momento em que foi suspenso o movimento grevista. A avaliação do ANDES-SN, especialmente em relação ao PL 4368/12, é de que é preciso manter a mobilização e pressionar os parlamentares com o intuito de reverter os elementos que desestruturam a carreira docente, retiram direitos e agridem a Constituição Federal.

Em relação ao processo de emendas parlamentares, o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, ressalta: “Sabemos que há limites quanto à criação de novas despesas no orçamento de 2013 e, também, quanto à prerrogativa do poder executivo de iniciativa exclusiva sobre esse tema, portanto, as intervenções devem ser precisas”.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias