Notícias

01/11/2012   01/11/2012 18h03 | A+ A- | 774 visualizações

Entidades organizam Semana da Consciência Negra

Programação inicia no dia 13 e vai até 20 de novembro


Zumbi dos Palmares, que inspira o 20 de novembro, dia da Consciência Negra

Mais de uma dezena de entidades estão organizando a 24ª Semana Municipal da Consciência Negra, que tem como tema “Pretinhosidades”. Conforme os promotores, ‘pretinhosidades’ é um tema que remete aos princípios e valores africanos, tais como oralidade, diversidade, integração, ancestralidade, circularidade, corporeidade, comunitarismo e solidariedade. A programação inicia no dia 13 e vai até 20 de novembro. A abertura oficial da Semana acontece no dia 13, às 19h, na Associação Comunitária do Loteamento Cipriano Rocha, no bairro Parque Pinheiro Machado.

Dentre as diversas atividades constantes da programação, destacam-se debates sobre a questão da política de ações afirmativas, exibição de inúmeros documentários, concurso de beleza do “ébano”, oficina de ritmos, palestra sobre racismo e direitos humanos, encontro de benzedores e conhecedores de ervas medicinais, kizomba da consciência negra na praça Saldanha Marinho, no dia 20 de novembro, a partir das 17h.

Apesar de oficialmente, as atividades encerrarem no dia 20, data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, outros eventos prosseguirão até o final de novembro, dentre os quais, uma exposição de arte africana, no dia 22, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), o 1º Seminário de Mulheres Negras, no Museu 13 de Maio, em 24 de novembro, o Seminário Regional sobre Políticas de Ações Afirmativas (Audimax, Centro de Educação), em 27 de novembro e o Seminário Movimento Social Negro e Ações Afirmativas, no dia 7 de dezembro, no Museu 13 de Maio.

A Sedufsm, junto com a Assufsm, está entre as entidades que apoiam a realização desses eventos. Já na organização estão, entre outros, a UFSM, o Museu 13 de Maio, os Coletivos Afronta, AENUFSM, Levante Popular da Juventude, Faculdade Metodista de Santa Maria, Coordenadoria Municipal da Promoção da Igualdade Racial.


Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração:Google
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet