Entidades organizam Semana da Consciência Negra SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 01/11/12 18h03m
SVG: views 1173 Visualizações

Programação inicia no dia 13 e vai até 20 de novembro

Alt da imagem
Zumbi dos Palmares, que inspira o 20 de novembro, dia da Consciência Negra

Mais de uma dezena de entidades estão organizando a 24ª Semana Municipal da Consciência Negra, que tem como tema “Pretinhosidades”. Conforme os promotores, ‘pretinhosidades’ é um tema que remete aos princípios e valores africanos, tais como oralidade, diversidade, integração, ancestralidade, circularidade, corporeidade, comunitarismo e solidariedade. A programação inicia no dia 13 e vai até 20 de novembro. A abertura oficial da Semana acontece no dia 13, às 19h, na Associação Comunitária do Loteamento Cipriano Rocha, no bairro Parque Pinheiro Machado.

Dentre as diversas atividades constantes da programação, destacam-se debates sobre a questão da política de ações afirmativas, exibição de inúmeros documentários, concurso de beleza do “ébano”, oficina de ritmos, palestra sobre racismo e direitos humanos, encontro de benzedores e conhecedores de ervas medicinais, kizomba da consciência negra na praça Saldanha Marinho, no dia 20 de novembro, a partir das 17h.

Apesar de oficialmente, as atividades encerrarem no dia 20, data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, outros eventos prosseguirão até o final de novembro, dentre os quais, uma exposição de arte africana, no dia 22, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), o 1º Seminário de Mulheres Negras, no Museu 13 de Maio, em 24 de novembro, o Seminário Regional sobre Políticas de Ações Afirmativas (Audimax, Centro de Educação), em 27 de novembro e o Seminário Movimento Social Negro e Ações Afirmativas, no dia 7 de dezembro, no Museu 13 de Maio.

A Sedufsm, junto com a Assufsm, está entre as entidades que apoiam a realização desses eventos. Já na organização estão, entre outros, a UFSM, o Museu 13 de Maio, os Coletivos Afronta, AENUFSM, Levante Popular da Juventude, Faculdade Metodista de Santa Maria, Coordenadoria Municipal da Promoção da Igualdade Racial.


Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração:Google
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias