Kaingang ganhará escola emergencial em 2013 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/11/12 14h07m
SVG: views 1339 Visualizações

Garantia foi dada pela Secretaria de Educação ao Gapin

Alt da imagem
Interior da atual sala de aula improvisada em acampamento kaingang

O acampamento kaingang de Santa Maria, instalado próximo à estação rodoviária, deverá ganhar uma escola emergencial no início de 2013. A garantia foi dada pela secretaria estadual de Educação (Seduc), na última terça (6), a Matias Rempel, do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin). Esta escola seria composta por duas salas de aula, um refeitório e uma biblioteca.

Conforme Rempel, o setor de educação escolar indígena da Seduc levou em conta o fato de que uma definição sobre a posse da área não acontecerá antes de 26 de abril de 2013, quando está marcada a nova audiência na Justiça Federal para tratar do tema. Enquanto aguardam uma definição, que pode se estender para além do mês de abril, a escola emergencial poderia oferecer uma mínima de qualidade para o aprendizado das crianças.

Segundo explicações de Rempel, o caso da escola se assemelha ao das 10 habitações que estão sendo construídas a partir de um kit enviado pela Funai, ou seja, a construção é em caráter emergencial. No caso de o Judiciário definir contrariamente à manutenção dos kaingang no terreno, essas construções são fáceis de serem desmontadas para instalação em outro local. Em relação às moradias, o membro do Gapin informa que estas já estão em fase de conclusão.

Outra notícia considerada positiva por Rempel é que a 8ª Coordenadoria de Educação (CRE) teria se comprometido a instalar luz e água na escola que já funciona de forma improvisada no local. Na agenda que manteve em Porto Alegre, Matias Rempel também esteve na secretaria especial de Saúde Indígena (Sesai). Lá foi reivindicado que sejam instalados no acampamento de Santa Maria banheiros com chuveiros e estrutura sanitária. Atualmente, os kaingang tomam banho de canequinho em uma bica.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Arquivo/SEDUFSM e Gapin
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias