Cultura na Sedufsm debate conflito no Oriente Médio SVG: calendario Publicada em 27/11/12 17h02m
SVG: atualizacao Atualizada em 27/11/12 17h09m
SVG: views 1036 Visualizações

Atividade acontece na próxima segunda, 3 de dezembro

Alt da imagem
Cartaz de divulgação do evento

Retomando o projeto Cultura na Sedufsm, que chega a sua 53ª edição, na próxima segunda, 3, será realizado o debate “Guerra no Oriente Médio: quais as alternativas à paz?”. O evento, que acontece a partir das 19h, no Auditório do sindicato docente, na rua André Marques, 665, terá como convidados a jornalista Baby Siqueira Abrão, correspondente do jornal “Brasil de Fato” e do site “Carta Maior” na região do Oriente Médio. Junto com ela estará também o ativista canadense de origem egípcia, Ehab Lotayef.

Lotayef é conhecido por sua participação do projeto “Frota da Liberdade”, que atua buscando romper o bloqueio implementado pelo governo de Israel contra a Palestina. Atualmente, está em andamento um outro projeto, denominado “Gaza’s Ark” (A Arca de Gaza), que é um projeto criado para viabilizar a construção de um barco na Faixa de Gaza, usando recursos locais. A coordenação do debate será do professor Carlos Henrique Armani, do departamento de História da UFSM.

A organização do Cultura na Sedufsm se esforçou para que durante o debate houvesse também a participação de um representante da comunidade israelita. Entretanto, em função da data estar apertada, com parte dos convidados, que estarão no “Fórum Palestina Livre”, em Porto Alegre (28 a 1º de dezembro), só poderem no dia 3, a agenda não fechou para que se pudesse contar com a outra representação, que falasse mais por um ponto de vista de Israel. Contudo, o espaço ficou aberto para que se construa uma atividade na sequência, objetivando abordar um outro viés.

O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, destaca que o objetivo do evento é jogar um pouco de luz sobre o conflito, que não é recente, se estende ao longo de muitas décadas. “Sabemos que a paz é um caminho longo, difícil, mas o Brasil sempre se destacou por ser uma nação mais afeita à diplomacia do que à guerra. Queremos abordar as perspectivas para que cesse a guerra, para que cessem as mortes. Tanto o ANDES-SN, nossa entidade maior, como a Sedufsm são defensores da paz entre os povos”, frisa Rondon.

Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração: J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias