Encontro discute ações afirmativas e diversidade SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 06/12/12 18h08m
SVG: views 759 Visualizações

I Encontro de NEABs acontece sexta e sábado, em S. Maria

Alt da imagem
Em novembro de 2011, tema das ações afirmativas foi motivo de debate na Sedufsm

O I Encontro de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), que tem como tema “ações afirmativas e diversidade” acontece nesta sexta, 7, e no sábado, 8, tendo a Sedufsm como uma das entidades promotoras. O evento acontece no auditório do prédio da antiga SUCV, local em que se localiza hoje parte da prefeitura municipal. Conforme o presidente da comissão de implantação e acompanhamento das ações afirmativas na UFSM, professor Paulo Silveira, o evento se insere dentro da programação do mês da consciência negra, e visa debater o cumprimento das ações afirmativas na universidade a partir dos efeitos da nova lei de cotas.

A programação inicia na tarde desta sexta, 7, a partir das 14h30min, com o tema “Os NEABs e a promoção da diversidade”, que terá como painelistas a professora Carmem Gavioli (NEAB/UFSM) e o professor Enio Grigio (NEAB/IFF Júlio de Castilhos) e a coordenação de Jorge Marinho, presidente da Associação dos Amigos do Museu 13 de Maio.

Na sequência da tarde (16h), o tema que será abordado é “a diversidade na universidade”, cujos expositores serão Getulio Lemos (Sedufsm) e mais os representantes da Assufsm, Aenufsm e Afronta. A coordenação será de Vilnes Gonçalves Flores Junior (Nei D’Ogum), coordenador do Núcleo de Ação Cultural Educativa do Museu 13 de Maio.

O encontro prossegue às 20h com a abordagem do tema “o movimento social negro e as ações afirmativas”, cujo expositor será Amauri Mendes Pereira (UCAM-RJ), tendo como debatedores Luís César Jacinto, do Movimento Negro, em Bagé, e Jorge Marinho, presidente da Associação dos Amigos do Museu 13 de Maio. O coordenador do painel será o professor Paulo Roberto Silveira.

Sábado

A programação de sábado, 8, inicia às 8h30min, com o tema “o papel do NEAB na promoção da diversidade”, que terá como expositor Arilson Gomes dos Santos, professor em Alvorada e doutorando em História. Os debatedores serão Giane Escobar, doutoranda em Comunicação pela UFSM e diretora técnica do Museu 13 de Maio e Ana Lúcia Aguiar Melo, do Afirme (UFSM). A coordenação do painel será de Getulio Lemos (Sedufsm).

A sequência será às 10h15min com “o desafio da Educação para as relações étnico-raciais, que terá a mediação da professora Carmem Deleacil Gavioli e como expositores os professores Julio Quevedo (Sedufsm e coordenador do curso de História da UFSM) e Paulo Silveira (presidente da comissão de ações afirmativas na UFSM).

O encontro prossegue às 13h30min, com a abordagem sobre a Lei 10.639/03 nos diferentes níveis de ensino. A mediação será do professor Paulo Silveira, tendo como palestrante a professora Georgina Helena de Lima Nunes (Ufpel) e como debatedores a professora Carmem Gavioli (NEAB/UFSM) e a professora Ceres Teixeira de Paula (GT Diversidade da 8ª Coordenadoria Regional de Educação). Deverá participar ainda um representante da rede municipal de ensino. O encerramento está previsto para as 17h.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo/SEDUFSM
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias