Assembleia avalia situação da Carreira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/12/12 14h44m
SVG: views 243 Visualizações

Sedufsm convocou atividade para esta quinta, 20

Alt da imagem
Mesmo pressionados pelo movimento docente, deputados aprovaram PL enviado pelo governo

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) está convocando nova assembleia para esta quinta, 20 de dezembro, às 16h30, no auditório Sérgio Pires, campus da universidade. O objetivo da plenária é, além de apresentar informes sobre reuniões recentes ocorridas em Brasília, discutir também a atual situação da carreira docente. Na semana passada houve assembleia, mas a direção do sindicato adiou o debate sobre o tema para esta semana, realizando a atividade no campus.

Os temores do movimento sindical docente têm se confirmado. Desconsiderando a proposta do ANDES-SN sobre carreira, ao longo da greve, o governo jogou a questão para o Congresso Nacional, onde tem maioria parlamentar. No último dia 5 de dezembro, o projeto de lei 4368/12, que trata da carreira docente, foi aprovado em sessão relâmpago pelo plenário da Câmara. Pressionados pelo Executivo, os deputados simplesmente desconsideraram as mais de 70 emendas parlamentares apresentadas.

O projeto aprovado na Câmara foi enviado ao Senado, e lá tramita sob o número 121/12. Naquela Casa, o governo também quer pressa, pois pretende vê-lo aprovado antes do final do ano. Nesta segunda, 17, seguindo sugestão do Sindicato Nacional, a Sedufsm enviou correspondência eletrônica aos 81 senadores e telegramas aos três senadores gaúchos, alertando para os riscos existentes com a aprovação do projeto.

Já a entidade paralela e governista, Proifes, contrariando o interesse da maioria dos professores que fizeram greve, em 2012, foi ao Senado, semana passada, fazer lobby em favor do PL 121/12. Para o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, a postura do Proifes não surpreende: “É coerente vindo de quem se comporta como pelego e trai as susa bases”, destacou Rondon.


Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo/Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias