Eleição a reitor: Rizzatti e Lovato enfatizam trajetória humanista SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 02/04/13 18h46m
SVG: views 1821 Visualizações

Chapa foi a segunda de oposição a se apresentar na UFSM

Alt da imagem
Eduardo Rizzatti e Thomé Lovato: apoiar mudanças legais visando à paridade entre segmentos

A Sedufsm dá continuidade hoje a esse preliminar sobre o debate à sucessão da reitoria da UFSM. Mesmo que não haja uma previsão oficial sobre o calendário eleitoral, a entidade procurou as candidaturas já postas publicamente para saber delas a opinião sobre seis temas que estão na ordem do dia e que preocupam o movimento docente: 1) Expansão do ensino federal; 2) Democracia nas Ifes; 3) Universidade e fundações de apoio; 4) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); 5) Fundo de Previdência (Funpresp) e 6) Carreira docente.

Na edição de segunda-feira destacamos a opinião da chapa que concorre à reeleição, encabeçada pelos professores Felipe Müller e Dalvan Reinert. Hoje, é a vez da chapa encabeçada pelos professores Eduardo Rizzatti, atual diretor do Centro de Tecnologia e Thomé Lovato, atual diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR). Nesta quarta, 3, publicaremos as opiniões da dupla que também pretende concorrer à Administração Central, Paulo Afonso Burmann (diretor do Centro de Ciências da Saúde) e Paulo Bayard Gonçalves, docente do CCR. O critério para a publicação das respostas foi a partir da ordem de envio das candidaturas.

Além da solicitação para que a chapa opine sobre os seis temas listados acima, foram encaminhadas duas outras questões em que há uma solicitação para que a chapa diga em que se diferencia do grupo que concorre à reeleição e também solicita para que haja um pronunciamento sobre em que aspectos a instituição deveria mudar. Acompanhe a seguir as respostas.

Pergunta- Em que a proposta da futura chapa à reitoria se diferencia da atual gestão da UFSM?
Resposta- Na trajetória humanista dos candidatos e especialmente na forma de construir e encaminhar as decisões conjuntas.

P- No que a instituição precisaria mudar?
R- Na sua autocrítica e reflexão do seu papel propositivo inspirando e fornecendo mecanismos à sociedade de abrangência a efetivamente encarar seus problemas.

O que a chapa pensa sobre os seguintes temas

1) Expansão: favorável, desde que com avaliação e consolidação da expansão já realizada e aprovada pelos Conselhos Superiores da UFSM.

2) Democracia nas Ifes: fomentar e apoiar os processos de mudança legal para uma paridade dos segmentos.

3) Relação da universidade com fundações de apoio: por uma intensa experiência pessoal dos dois membros da chapa reconhecemos a necessidade do apoio das fundações no desenvolvimento da Universidade, desde que dentro dos princípios legais e éticos.

4) Ebserh: Avaliando os impactos internos e externos construir com a comunidade do HUSM proposta que permita uma atuação de excelência na formação de novos profissionais da saúde e na resolutividade das demandas da população para a plena saúde.

5) Carreira docente: Defesa da carreira com possibilidade de progressão até a aposentadoria, com a construção de critérios que estimulem o compromisso com a inserção na sociedade para a solução conjunta de problemas crônicos de todas as áreas.

6) Fundo de Previdência do Servidor (Funpresp): Defesa da aposentadoria integral do servidor público.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo pessoal
Assessoria de Imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias