Fórum espera que resultados da CPI comecem a aparecer SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 04/04/13 19h13m
SVG: views 702 Visualizações

Vereadores voltam a ouvir depoentes na próxima segunda

Alt da imagem
Vereadora Maria de Lourdes (c) pediu desculpas por desencontro em reunião da última quinta-feira

Após a apresentação do resultado do inquérito pela polícia civil e o anúncio dos indiciados pelo Ministério Público, a expectativa do Fórum de Acompanhamento das Investigações da Tragédia da Boate Kiss é de que a CPI da Câmara de Vereadores passe a apresentar resultados mais concretos. Para o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, que integra o Fórum, a sociedade espera uma resposta do trabalho dos legisladores. Nesse sentido, Rondon considera positivo que a Comissão tenha marcado novos depoimentos para a próxima segunda-feira, 8.

Em reunião ocorrida na tarde desta quinta, 4, no plenarinho da Câmara de Vereadores, a presidente da CPI, vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), informou que a retomada das oitivas acontecerá na segunda, a partir das 9h, com o depoimento dos convidados, que são vinculados ao Corpo de Bombeiros: Major Gerson da Rosa Pereira, o sargento Renan Severo Berleze e ainda Gilson Martins Dias e Vagner Guimarães Coelho. Durante a tarde, a partir das 14h, deverão depor como convocados o secretário municipal de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Jr, o fiscal municipal Marcus Vinicius Bittencourt Biermann e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM), Luiz Fernando Pacheco. As oitivas acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores.

Oposição questiona

A relação dos nomes que foram convidados e mesmo os intimados a depor foi questionada pelo líder da oposição, vereador Werner Rempel (PPL). Ele perguntou em que momento os membros da CPI (Maria de Lourdes Castro, Sandra Rebelato e Dr. Tavores) haviam decidido pelas convocações, já que as reuniões da comissão são públicas e, em nenhum momento essa convocação havia sido discutida.

O ponto da divergência se deve ao fato de os membros da Comissão não terem acatado o conteúdo do requerimento protocolado por Admar Pozzobom (PSDB) e assinado por mais seis vereadores na quarta-feira (quatro do PT, dois do PSDB e um do PPL). No documento foi solicitado à CPI que convidasse e também convocasse um total de 2 secretários de município e 15 servidores públicos. No topo da lista, os delegados Marcelo Arigony e Sandro Meinerz, responsáveis pelo inquérito, o Tenente Coronel Moisés Fuchs, ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, o Tenente Coronel aposentado, Daniel Adriano, o ex-secretário Sérgio Medeiros, que respondeu pela pasta de Controle e Mobilidade Urbana, além do atual chefe de gabinete do prefeito, Giovani Carter Mânica.

Associação

O advogado da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Jonas Espig Stecca, entregou à presidente da CPI um requerimento para que, a partir de agora, a associação seja comunicada oficialmente de todos os atos praticados pela comissão, inclusive, assegurando-lhe o direito de inquirir testemunhas, quando necessário. O requerimento do advogado foi prontamente deferido pela vereadora Maria de Lourdes Castro. A relatora da CPI, vereadora Sandra Rebelato, sugeriu que o representante da AVTSM seja convidado a tomar acento junto aos membros da comissão, a partir das próximas reuniões.

Desculpas

Logo no início dos trabalhos, a presidente da CPI, vereadora Maria de Lourdes Castro, fez um pedido formal de desculpas em relação ao ocorrido na última quinta (28), quando houve uma manifestação pública de contrariedade por parte da Associação dos Familiares em virtude da antecipação da reunião para o turno da manhã,s em que houvesse uma divulgação pública dessa antecipação.

Conforme explicações da vereadora, não houve intenção e nem má fé ao antecipar o horário da reunião. Maria de Lourdes Castro tomou para si a responsabilidade sobre o ocorrido, afirmando que houve um equívoco de sua parte. “Ao ver pais e familiares participando da sessão plenária ordinária, enxerguei a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), acreditando que o todo estaria representado ali. Esse foi o meu erro, pois eu deveria ter ligado imediatamente para o senhor Adherbal”, explicou ela. Mesmo após o pedido formal de desculpas, alguns familiares presentes à reunião expressaram publicamente descontentamento com o ocorrido.

Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração da Assessoria de Imprensa da Câmara
Foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias