Lobato e Cervantes revisitados em peça teatral SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/04/13 17h33m
SVG: views 726 Visualizações

Cultura da Sedufsm apresentou ‘As aventuras de Emilia e Dom Quixote'

Alt da imagem
Crianças interagem com Emilia e Dom Quixote durante a peça teatral

Acostumado a receber debatedores que instigam uma discussão em torno de temáticas mais conjunturais, o auditório da Sedufsm cedeu lugar, durante a noite desta segunda-feira, 22, a um palco de teatro que, apesar de pequeno, pareceu ter dimensões incomensuráveis. Monteiro Lobato e Miguel de Cervantes foram reavivados através de seus personagens mais expressivos: Dom Quixote, Sancho Pança e a boneca de pano, atrapalhada e curiosa, Emilia.

A peça brincou com a imaginação das cerca de duas dezenas de crianças, de idades diferenciadas, que se acomodavam em colchonetes na frente do palco ou no colo dos pais. Esses, inclusive, também se deixaram levar pela interpretação viva e divertida de Ricardo Paim (Dom Quixote), Patricia Garcia (Emilia) e Bernardo Varone (Sancho Pança), todos bastante verossímeis com os personagens retratados nas obras.

O ‘Dia da Literatura Infantil’ e o ‘Dia do Livro’ – comemorados nos dias 18 e 23 de abril, respectivamente – foram o pretexto para que o sindicato lançasse um desafio aos atores, propondo-os a junção da obra ‘Dom Quixote’ à personagem do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, eternizada no papel de Emilia.

“Quem quer pegar Frestón?”, pergunta Dom Quixote, ao que quase todas as crianças levantam-se e erguem os braços, numa demonstração clara de estarem envolvidas pelo cavaleiro alucinado, que via gigantes em moinhos, imperadores em ovelhas e, com a valentia própria dos lunáticos, empunhava a espada contra um grupo de galinhas.

“Nosso objetivo sempre foi devolver cultura à comunidade”, diz o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, explicando que, apesar do formato diferenciado que a 56ª edição do projeto Cultura da Sedufsm trouxe, o propósito do sindicato seguiu preservado. “É uma atividade política também, pegando dois personagens de dois autores conhecidos pela intervenção política no meio cultural”, complementou Rondon.

Diorge Alceno Konrad, ex-presidente da seção sindical e docente do departamento de História da UFSM, também saudou a plataforma escolhida – o teatro – pois integrou pais e filhos, captando, em sua opinião, um dos melhores momentos que o projeto já proporcionou. “Vida longa ao Cultura na Sedufsm”, desejou o docente.

Se mexer no imaginário do público presente foi a investida principal do grupo ‘Companhia Armazém’, o questionamento do que se entende por loucura também se fez salutar nos quase 60 minutos de duração da peça. “Afinal, o que é loucura? Será mesmo que Dom Quixote era louco? Ou apenas um sonhador? E hoje, as crianças não querem ser heróis? Pois naquele tempo, ser herói era ser cavaleiro”, diz, após a peça, Patricia, ainda travestida de boneca de pano e sem perder todo o espírito arteiro do brinquedo que ganhou vida.

Após ouvir as aventuras que o cavaleiro e seu fiel escudeiro – Sancho Pança, um tipo guloso a quem a realidade aparecia tal como é, ao contrário das ilusões inventadas pelo velho - contam, Emilia diz: ‘Quero ser doida como D. Quixote’, e com isso, além de afagar o personagem de Cervantes, incentiva a desconstrução do conceito de loucura. Por que, se afinal, a realidade muitas vezes parece ficcional, quem são, de fato, os deslocados?

Com o auditório já vazio, os artistas desmontam o cenário, trocam-se – embora vestígios de personagens longínquos ainda insistam em permanecer sob a pele ou cabelos – e o auditório do sindicato, à retirada da cortina que compunha o plano de fundo da peça, volta a tomar sua forma. Aos que estavam presentes, o mais provável é que, se pareciam existir limites que separavam o movimento sindical das formas de expressão da arte, esses foram borrados.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Fotos: Renato Seerig
Edição: Fritz Nunes (Jornalista da Sedufsm)


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias