58° Conad abre com homenagem a Edmundo Dias SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/07/13 15h38m
SVG: views 1715 Visualizações

Pedido de justiça no caso Kiss foi enfatizado por sindicalista

Alt da imagem
Solenidade de abertura do 58° Conad, na manhã desta sexta-feira

A abertura oficial do 58° Conselho do ANDES-SN (Conad), em Santa Maria, no final da manhã desta quinta (18) teve momentos carregados de emoção, seja em função das apresentações culturais, que enfatizaram não apenas a dança e o vestuário gaúcho, mas o significado disso entremeado com outras expressões da cultura brasileira, como também pela homenagem ao passamento de um sindicalista referencial para o movimento docente: Edmundo Fernandes Dias, falecido em março deste ano. Coube ao secretário geral do Sindicato Nacional, Márcio Oliveira, fazer a homenagem a um dos fundadores do ANDES-N e da CSP-Conlutas. Para Oliveira, “Edmundo estará sempre em nossas lutas”.

As boas lembranças de Edmundo Dias também foram enfatizadas pelo reitor da UFSM, professor Felipe Martins Müller, que disse ter aprendido muito sobre movimento sindical com Dias. “O movimento sindical docente perdeu uma referência”, sublinhou Müller, que em seu discurso, lembrou que participou da organização do XV Congresso do ANDES-SN, ocorrido em Santa Maria, em 1996.

O tema que continua angustiando os santa-marienses, a tragédia da boate Kiss, não foi esquecido. Atnágoras Lopes, da coordenação da CSP-Conlutas, central ao qual o ANDES-SN é filiado, abriu sua fala criticando fortemente a falta de justiça para o caso do incêndio que vitimou 242 pessoas e deixou outras 600 feridas. “É importante os docentes estarem em Santa Maria, o Conad ser realizado nesta cidade. Devemos continuar a luta por justiça, pois há responsáveis pela tragédia e não são apenas os bombeiros”, exclamou Lopes, que foi aplaudido com entusiasmo, principalmente por integrantes do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, formado por familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia, presentes à abertura do evento.

Em sua fala em nome da presidência da Sedufsm, o professor Rondon de Castro destacou que o Conad em Santa Maria veio para coroar os esforços da seção sindical e de seus filiados que há bastante tempo se colocam na luta em defesa da universidade pública e dos interesses da categoria docente. Rondon, que também é diretor do ANDES-SN, enfatizou que o Conselho do ANDES-N acontece em um momento importante para a cidade, que clama por justiça.

O papel da Sedufsm como parceira importante das lutas travadas na universidade e em Santa Maria foi enfatizada também pelo integrante da coordenação do DCE da UFSM, Alex Monaiar. Para ele, um evento capitaneado pelo sindicato nacional docente é vital no momento em que o Brasil passa por intensas mobilizações sociais.

Forças abafadas

Em seu discurso na abertura do encontro, a presidente do ANDES-N, Marinalva Oliveira, ciou os protestos da população no mês de junho, como uma resposta ao “mundo do faz de conta”, ao “fim da ilusão da ascensão social”. Segundo a docente da Universidade Federal do Amapá, o governo subestimou durante muito tempo as forças populares, que tiveram suas vozes abafadas, mas que agora explodiram, assim como aconteceu na Europa, na África e no Oriente Médio.

No entendimento de Marinalva, as manifestações que se espalharam país afora são um recado da população contra a privatização e precarização do Estado, contra a política do governo Dilma de fazer concessões aos setores dominantes, contra a política permissiva em relação à corrupção, contra os gastos abusivos com os megaeventos (Copa e Olimpíada).

Entidades

A mesa de abertura do 58° Conad teve a presença também do 1° Vice-presidente da Regional RS do ANDES-SN, professor Carlos Pires, do secretário municipal de Gestão e Modernização, Antonio Carlos Lemos, do representante do Sindicato dos Servidores (Assufsm), Fioravante Vianei do Amaral, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Confederação dos Aposentados do Brasil (Cobap). Diversas outras entidades também prestigiaram a abertura do Conad, entre elas o Sinprosm, o Cpers, a CSP-Conlutas regional, o Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), entre outras.

Vozes do Brasil

O momento cultural da abertura da Conad contou com a apresentação de “Vozes do Brasil”, promovido pela coreógrafa Aline Fernandez, que coordena o grupo ‘Integração e Arte Centenário/Fames’. O grupo tem como foco de estudo a Dança Contemporânea como forma de apresentar seus contextos dialogados em sala de aula. O repertório da abertura incluiu “Tempo de silêncio”, “arrebanhados”, Deixe-me ir”, “Instinto”, “peleia dos pagos” e “coração do Rio Grandes”. Janu Uberti e Daiane Diniz fizeram o desfecho artístico com “Santa Maria", de Beto Pires. A coordenação da abertura artística ficou a cargo dos professores e diretores da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta e Jerônimo Tybusch.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Carina Carvalho Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conheça as moções aprovadas no 58º Conad

SVG: calendario 05/08/2013
SVG: tag 58 CONAD
No total, 13 moções foram deliberadas em Santa Maria

ANDES-SN divulga a 'Carta de Santa Maria'

SVG: calendario 26/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Documento com síntese do 58º Conad já está disponível

‘D Docente’ destaca avaliação final do Conad

SVG: calendario 25/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Programa de TV da Sedufsm vai ao ar nesta sexta, no canal 19

Veja todas as notícias