‘As aventuras do indiozinho Bretã’ será lançada dia 26 SVG: calendario Publicada em 12/09/13 17h54m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/09/13 18h23m
SVG: views 1637 Visualizações

Ato de lançamento da revista bilíngue será na Aldeia Três Soitas

Alt da imagem

No próximo dia 26 de setembro, às 17h, a Sedufsm, com a colaboração do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas e da comunidade da Aldeia Três Soitas (na rua Pedro Santini, próximo à rodoviária de Santa Maria, onde moram famílias Kaingang), faz o lançamento da revista “As aventuras do indiozinho Bretã”. Para a atividade, que acontecerá na própria aldeia, serão convocados representantes da UFSM, do movimento sindical da cidade, além de lideranças indígenas, do movimento social e autoridades em geral.

Gestada desde 2012, a produção é fruto de um encontro realizado entre membros da equipe de Comunicação da Sedufsm e do Teatro Saca Rolhas com crianças indígenas (curumins) kaingangs, na aldeia onde atualmente vivem. Lá, numa tarde de domingo, três histórias vividas pelos indígenas foram contadas e, posteriormente, transformadas em uma peça de teatro, apresentada para crianças do Núcleo Infantil Ipê Amarelo, da UFSM. A proposta da Sedufsm, desde o início, era fomentar o estreitamento entre as culturas branca e indígena, contribuindo para o fortalecimento do nativo e do popular.

“As aventuras do indiozinho Bretã” é uma adaptação em quadrinhos, ilustrada por Joacir Dias Xavier, dessas três histórias, que são verídicas e foram contadas, na língua materna kaingang, por crianças de até 10 anos de idade. Elaborada na forma bilíngue – português e kaingang -, a revista também servirá como material didático nas aulas lecionadas na aldeia indígena, que ainda necessita de muitos subsídios materiais para garantir qualidade ao ensino.
Durante o 58º Conad – de 18 a 21 de julho, em Santa Maria -, a revista foi apresentada ao movimento docente pelo vice-presidente da Sedufsm, Julio Quevedo, e pelo cacique kaingang, Natanael Claudino.

Repercussão na mídia local

Nesta quinta-feira, 12, a revista foi destaque no Diário de Santa Maria, ocupando a capa do Caderno 2. A reportagem conta como foi o processo de produção da revista, o contato com os indígenas, a encenação para crianças não indígenas e traz algumas características da produção, que terá distribuição gratuita em escolas indígenas do Rio Grande do Sul.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Imagens: Arquivo/Sedufsm
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm e Sinasefe promovem debate sobre o PGD

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Docentes relatam imposição arbitrária da Reitoria para a aprovação da minuta do Programa

Sedufsm promove assembleia geral da categoria na próxima quarta, 20 de março

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Plenária, que acontece no Complexo Didático e Artístico (CDA), vai discutir a campanha salarial e construção da greve

Reunião docente sobre o PGD/UFSM acontece nesta sexta-feira, 15

SVG: calendario 13/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação “Acolhimento Sedufsm”, e terá transmissão ao vivo no YouTube
Veja todas as notícias