ANDES participa de audiência sobre Ensino Básico SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/09/13 12h52m
SVG: views 137 Visualizações

Atividade acontece dia 24/09, na Câmara Federal, em Brasília

Alt da imagem
Audiência Pública na Câmara reunirá sindicatos ligados à educação

O ANDES-SN é uma das entidades convidadas a participar, na próxima terça-feira (24), da Audiência Pública “O papel das Instituições de Educação Básica nas Universidades Federais”, que será realizada no Plenário 10, da Câmara dos Deputados. A 1ª secretária da Regional Leste do ANDES-SN, professora Márcia Cristina Almeida, representará o Sindicato Nacional.

Por meio da circular nº 179/2013, já enviada para as Seções Sindicais, foi ressaltada a importância da participação dos sindicatos na sessão, visto que a pauta faz parte do plano de lutas do ANDES-SN. Confira o documento aqui.


A deputada Fátima Bezerra (PT/RN), que solicitou a Audiência, justifica a importância do tema pela “grande preocupação manifestada pelo Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior - Condicap -, quanto à possibilidade de municipalização das Unidades de Educação Infantil das Universidades Federais, de acordo com o Ofício nº20/SESU/SEB/MEC de 30 de julho/2013, e o anseio da manutenção e fortalecimento dessas escolas, apresenta-se necessário um debate que levante tais questões”.

Para a deputada, os Colégios de Aplicação (CAp) das universidades federais apresentam uma trajetória exitosa de colaboração científica, acadêmica e social, de consolidação de uma educação infantil brasileira de boa qualidade, e estão inseridas no contexto das universidades e ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “A desvinculação destas escolas das universidades pode acarretar prejuízos à sociedade brasileira, sendo de extrema importância a requerida audiência para debater a situação das Instituições de Educação Básica das Universidades Federais”, justifica a parlamentar no requerimento.

Entre as instituições convidadas, além do ANDES-SN, estão: Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra); Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC); Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino (Condicap); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes); Fórum nacional de Diretores de Faculdades, Centro de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Forumdir); e Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).

Fonte: ANDES-SN
Foto: divulgação/Google
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias